Homem detido em Tondela por atear seis focos de incêndio

| País
Porto Canal com Lusa

Viseu, 29 mai 2020 (Lusa) -- A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de um indivíduo de 51 anos, em Tondela, pela presumível prática de incêndio florestal, com a colocação de seis focos num terreno inculto, na terça-feira, naquele concelho.

"A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a colaboração da GNR de Santa Comba Dão, deteve um homem, de 51 anos, desempregado, pela presumível prática do crime de incêndio florestal, ocorrido no dia 26 de maio, cerca das 20:00, numa freguesia do concelho de Tondela", explica a PJ, num comunicado de imprensa.

Segundo a PJ, o suspeito "colocou seis focos de incêndio em terreno inculto, povoado com erva seca e algumas árvores de fruto, em misto de zona urbana e florestal e confinante com habitações, com uma área ardida de cerca de 90 metros quadrados".

O indivíduo recorreu "ao uso de chama direta" para atear os focos de incêndio, que "teria proporções mais gravosas caso não tivesse havido uma rápida intervenção dos populares".

"A atuação do suspeito, que no passado já foi condenado pelo crime de incêndio florestal, colocou em perigo a integridade física e a vida de pessoas, habitações e grande mancha florestal", adianta.

O detido vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das adequadas medidas de coação.

 

IYN // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Ministério do Trabalho envia para Tribunal de Contas auditoria à Santa Casa Global

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) enviou para o Tribunal de Contas (TdC) o relatório final da auditoria à Santa Casa Global, por causa da internacionalização dos jogos sociais, confirmou fonte do ministério.

Norte com mais praias galardoadas. Confira quais são

Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, anunciou esta terça-feira a Associação Bandeira Azul Europa.

Governo prolonga prazo para limpeza de terrenos rurais e florestais

O Governo decidiu esta terça-feira prorrogar por mais um mês, até 31 de maio, o prazo para os proprietários e produtores florestais procederem à limpeza de matas e terrenos, informou o gabinete do ministro da Agricultura e Pescas.