Tecto falso ruiu parcialmente na escola de Música do Conservartório Nacional

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 abr (Lusa) - O teto falso de uma sala de aula da Escola de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa, ruiu parcialmente na quinta-feira por causa das infiltrações de água, disse à agência Lusa a diretora, Ana Mafalda Pernão.

"Por causa das infiltrações, porque tem estado constantemente a chover, os tetos falsos estão ensopados e ontem caiu um bocado do teto de uma sala. Já tinha caído outro antes", explicou a diretora, referindo que ninguém ficou ferido.

Atualmente, por causa do estado de degradação do edíficio e pela ausência de obras profundas, chove num corredor e em três salas, mas estas continuam a ser utilizadas por professores e alunos.

"Há uns buracos nos tetos falsos, mas as salas continuam a ser usadas. Não posso deixar de as usar, tenho todas a cem por cento", referiu a responsável pela escola, garantindo que os pais e encarregados de educação dos alunos estão ao corrente da situação.

Em dezembro passado, a Escola de Música do Conservatório Nacional angariou cerca de 12.000 euros numa maratona de 18 horas de música intitulada "O Conservatório sai à rua" e que convidava os lisboetas a verificarem no local o motivo das queixas da direção.

A escola de música do Conservatório Nacional funciona no antigo Convento dos Caetanos, construído no século XVII, e os problemas no edífício são antigos, sendo necessárias - segundo a direção - intervenções no telhado, insonorização das salas, recuperação das janelas, aquecimento, porta de entrada e espaço para os alunos poderem praticar a nível individual.

Ana Mafalda Pernão afirmou à Lusa que o Ministério da Educação tem conhecimento do estado atual do edifício, mas não obteve da tutela qualquer resposta.

A diretora não adianta qualquer valor de verbas necessárias para intervenções no edifício, porque nunca foi feito nenhum caderno de encargos.

Apesar do peso histórico do edifício e da reputação a ele associado, Ana Mafalda Pernão não excluiu a hipótese de uma mudança de espaço: "Se for uma coisa, nova, sólida, dentro de Lisboa. Não sei, é preciso um diálogo".

SS // SO

Lusa/fim

+ notícias: País

IMI pode começar a ser pago a partir desta quarta-feira

O prazo para o pagamento do Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI) sobre os prédios rústicos e urbanos começa esta quarta-feira e para os proprietários que residem num dos 267 concelhos aderentes ao IMI familiar há um reforço do desconto.

Novas tabelas de preços da ADSE para partos, fraldas e consultas de psicologia

A nova tabela de preços da ADSE para partos no regime convencionado, comparticipação de fraldas e consultas de psicologia entra em vigor, esta quarta-feira, com o número de fraldas a estar limitado a 120 unidades por mês.

Norte com mais praias galardoadas. Confira quais são

Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, anunciou esta terça-feira a Associação Bandeira Azul Europa.