Montemor-o-Velho está a limpar leito abandonado do rio Mondego

| País
Porto Canal com Lusa

Montemor-o-Velho, Coimbra, 25 mai 2020 (Lusa) - O município de Montemor-o-Velho anunciou hoje uma intervenção de limpeza e remoção de vegetação e detritos no chamado leito abandonado do Rio Mondego, localizado junto à sede daquele concelho do distrito de Coimbra.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a autarquia explica que a vegetação e detritos ali acumulados "impedem a livre circulação das águas e provocam o assoreamento do leito abandonado", um troço com cerca de seis quilómetros de extensão, entre a localidade de Casal Novo do Rio e a estação de bombagem do Foja - junto à povoação de Ereira - onde este canal se reencontra com o leito principal do Mondego.

A ação de limpeza "visa promover a adaptação às alterações climáticas, bem como a prevenção e gestão de riscos de cheia", e permite que a margem direita do leito abandonado fique "ainda mais acessível, possibilitando a realização de passeios na natureza".

A empreitada representa um investimento superior a 355 mil euros e está incluída "numa operação mais alargada", orçada em 411 mil euros, financiada a 75% por verbas do Fundo de Coesão europeu, na sequência de uma candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

O município de Montemor-o-Velho recorda, na nota de imprensa, que, a par da ação de limpeza do leito abandonado no Mondego, tem em curso a reabilitação da passagem hidráulica no pontão do Choupal e a construção de uma passagem hidráulica entre a bacia da estação de bombagem de Formoselha e a pista do Centro Náutico local.

"As intervenções que se encontram a decorrer vão permitir diminuir o risco de cheias/inundações e minimizar os seus efeitos junto das populações, assim como valorizar o leito abandonado do rio Mondego, nomeadamente a frente ribeirinha na sede do concelho", reafirma.

JLS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

José Castelo Branco detido por violência doméstica 

José Castelo Branco foi detido esta terça-feira por suspeitas de violência doméstica contra Betty Grafstein. 

Bragança. Homem de 77 anos morre em acidente de trator na freguesia de Samil

Um idoso de 77 anos morreu esta terça-feira num acidente de trator na freguesia de Samil, concelho de Bragança, confirmou fonte dos bombeiros locais.

PJ desmantela uma das principais redes de tráfico de droga do norte do país

A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou uma das principais redes de tráfico de droga do norte do país e deteve sete suspeitos, incluindo os seus líderes, durante a operação de combate ao narcotráfico realizada hoje na cidade do Porto.