Covid-19: Tribunal de São João Novo, no Porto, sem condições para realizar julgamentos coletivos

| Norte
Porto Canal

O Tribunal de São João Novo, no Porto, não apresenta condições para a realização de julgamento presenciais coletivos, indicou esta segunda-feira Manuel Soares, Presidente da Associação Sindical de Juízes Portugueses ao Porto Canal.

Segundo Manuel Soares, no Tribunal de São João Novo, que "é o segundo tribunal de primeira instância do país, onde se fazem mais julgamentos e os mais importantes julgamentos criminais, a avaliação das salas que foi feita não permite fazer nenhum julgamento coletivo". 

Na origem do incumprimento das normas está o facto de "não se conseguirem sentar os três juízes, o procurador e os advogados nas bancadas respeitando o distanciamento", indica o Presidente da Associação Sindical de Juízes Portugueses.

O problema foi transmitido à Ministra da Justiça, em reunião na passada quinta-feira, onde foi sugerida a colocação de acrílicos de forma a que seja "possível no mesmo espaço sentar mais gente e respeitar as regras de segurança".

No entanto, para Manuel Soares "é preciso passar a dotar os espaços físicos dos tribunais com condições", algo com que "já se está a perder demasiado tempo".

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.