Covid-19: Governo não tem previstos apoios a clubes de futebol - Siza Vieira

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Redação, 04 mai 2020 (Lusa) - O Governo não tem planeadas medidas de apoio a clubes de futebol em dificuldades devido à suspensão causada pela pandemia de covid-19, disse hoje o ministro da Economia, tendo como prioridade assegurar condições sanitárias para a retoma competitiva.

Em entrevista à Antena 1, questionado sobre a possibilidade de apoios a clubes com dificuldades, como através da antecipação de receitas do jogo de apostas Placard, gerido pelos Jogos Santa Casa, Pedro Siza Vieira explicou que o tema não tem estado em cima da mesa.

"Não foi discutido até ao momento. O que procurámos foi verificar condições sanitárias e de segurança para retomar a I Liga. Isso está avaliado, e é importante também do ponto de vista da situação económica dos clubes, porque permite também conseguir a retoma das transmissões televisivas", referiu o governante.

Sem "discussões a outro nível" em cima da mesa, Siza Vieira saudou a possibilidade de regresso da competição profissional, mas apenas da I Liga, por aqui ser possível "assegurar garantias e exigências em termos sanitários que reduzam o risco de infeção para atletas e dirigentes e todos os que ali funcionam".

Siza Vieira destacou ainda o regresso das competições nos desportos individuais, do ténis ao golfe e desportos náuticos, por serem "uma parte muito extensa da atividade competitiva no país".

Com o fim do estado de emergência no dia 03 de maio, o Governo autorizou o regresso dos jogos à porta fechada da principal competição de futebol, no fim de semana de 30 e 31 de maio, numa decisão que, no entanto, está dependente de aprovação da Direção-Geral da Saúde (DGS).

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 247 mil mortos e infetou mais de 3,5 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de um milhão de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.063 pessoas das 25.524 confirmadas como infetadas, e há 1.712 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

SIF // JP

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Caminho aberto com chave mestra. Crónica de jogo

O FC Porto venceu neste sábado o Chaves (3-0), no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, em jogo da 32.ª e antepenúltima jornada do campeonato. Francisco Conceição (27m) Evanilson (45m+1) e Mehdi Taremi (73m), de penálti, assinaram os golos dos Dragões, que seguem na terceira posição da tabela, agora com 66 pontos somados.

FC Porto: Francisco Conceição, Medhi Taremi e Diogo Costa em destaque no jogo com o Chaves

O português foi o MVP Liga Portugal e o iraniano o MVP Porto, enquanto o guarda-redes manteve a baliza a zeros

Gonçalo Sousa: "Fomos sempre superiores"

Um livre direto cobrado de forma exímia, um golo de bola corrida e uma grande penalidade convertida garantiram três pontos para o FC Porto no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira (3-0). No rescaldo da viagem bem-sucedida a Trás-os-Montes, o MVP Francisco Conceição afirmou que “o jogo não teve muita história”, confidenciou que ultrapassar os 89 jogos do pai ao serviço do “clube do coração” de ambos é “um motivo de orgulho” e garantiu querer “fazer muitos mais jogos, golos e festejar títulos”. “Um pouco nervoso”, Gonçalo Sousa estreou-se pela equipa principal de “um clube muito grande” e prometeu “continuar a trabalhar” para cumprir o “sonho” de “marcar um golo, se possível já este ano”.