Covid-19: Açores voltam a não registar casos, mantendo-se nos 142

| País
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 02 mai 2020 (Lusa) -- A Autoridade de Saúde Regional revelou hoje que não se registaram nas últimas 24 horas casos positivos da covid-19, na sequência de 446 análises realizadas nos dois laboratórios de referência dos Açores.

Segundo o comunicado da Autoridade de Saúde, registou-se um caso de recuperação de uma mulher, de 57 anos, da ilha Graciosa.

Os Açores não registavam há oito dias novos casos de covid-19, mas na sexta-feira a Autoridade de Saúde informou que foram diagnosticados mais quatro casos positivos na ilha de São Miguel e uma morte no Hospital do Divino Espírito Santo, de Ponta Delgada.

Até ao momento, já foram detetados na região 142 casos, verificando-se 49 recuperados, 14 óbitos e 79 casos positivos ativos para infeção pelo vírus, sendo 61 em São Miguel, dois na ilha Terceira, quatro na Graciosa, dois em São Jorge, cinco no Pico e cinco no Faial.

O Conselho do Governo dos Açores decidiu prorrogar na sexta-feira, no concelho do Nordeste, na ilha de São Miguel, a declaração do estado de calamidade pública e a sua cerca sanitária das 00:00 de segunda-feira até às 00:00 de 18 de maio.

A medida foi tomada devido ao surgimento de mais quatro casos positivos de infeção pela covid-19 no lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste.

A ação justifica-se ainda pelo facto de, "após 15 dias de serviço, ter havido uma mudança de turno de funcionários a 22 de abril, e os mesmos, nos testes à covid-19, realizados previamente à sua saída de serviço, terem testado negativo, mas estarem a cumprir quarentena obrigatória nas suas residências".

Portugal contabiliza 1.007 mortos associados à covid-19 em 25.351 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia divulgado na sexta-feira.

Relativamente ao dia anterior, há mais 18 mortos (+1,8%) e mais 306 casos de infeção (+1,2%).

Das pessoas infetadas, 892 estão hospitalizadas, das quais 154 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados passou de 1519 para 1.647.

JME // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

José Castelo Branco detido por violência doméstica 

José Castelo Branco foi detido esta terça-feira por suspeitas de violência doméstica contra Betty Grafstein. 

Bragança. Homem de 77 anos morre em acidente de trator na freguesia de Samil

Um idoso de 77 anos morreu esta terça-feira num acidente de trator na freguesia de Samil, concelho de Bragança, confirmou fonte dos bombeiros locais.

Governo demite diretor nacional da PSP

O diretor nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) foi exonerdo pelo Ministério da Administração Interna (MAI), avançou o Diário de Notícias, esta segunda-feira.