Covid-19: Liga francesa oficializa fim da época e confirma PSG como campeão

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Paris, 30 abr 2020 (Lusa) - O campeonato francês 2019/20 foi oficialmente cancelado, devido à pandemia de covid-19, sendo que o título de campeão foi atribuído ao Paris Saint-Germain, que liderava confortavelmente a prova, anunciou hoje a Liga Francesa de Futebol (LFP).

Dois dias depois de o primeiro-ministro gaulês, Édouard Philippe, ter anunciado a impossibilidade de retomar a temporada dos desportos profissionais, incluindo a de futebol, o Conselho de Administração da LFP reuniu-se hoje para deliberar sobre o tema, acabando por oficializar o encerramento dos dois escalões profissionais, a 'Ligue 1' e a 'Ligue 2'.

A classificação final das duas competições teve por base "o critério adotado pela Federação Francesa de Futebol nos restantes campeonatos", informou a LFP.

O título de campeão da 'Ligue 1' foi atribuído ao Paris Saint-Germain, que, na altura da interrupção, em março, liderava a prova com mais 12 pontos e menos um jogo do que o Marselha, segundo classificado, quando faltavam 10 rondas para o final.

Os parisienses, comandados pelo alemão Thomas Tüchel, conquistam, assim, o terceiro título seguido e o sétimo nos últimos oito anos, e garantem o apuramento direto para a fase de grupos da Liga dos Campeões da próxima temporada.

O Marselha, treinado pelo português André Villas-Boas, viu confirmado o segundo posto, que lhe permite acompanhar o PSG para a fase de grupos da 'Champions', enquanto o Rennes, terceiro colocado, vai disputar o 'play-off' de acesso à 'prova milionária'.

O Lille, de José Fonte, Renato Sanches, Tiago Djaló e Xeka, o Nice e o Reims, quarto, quinto e sexto colocados, respetivamente, seguem para a Liga Europa, ao passo que o Lyon, de Anthony Lopes, que era sétimo classificado do campeonato, vai ficar fora das competições europeias da próxima época, algo que não sucedia há 20 anos.

Já o Bordéus, treinado pelo português Paulo Sousa, ficou na 12.º posição.

Por outro lado, foi determinado que descem ao segundo escalão duas equipas, Amiens e Toulouse, da mesma foram que sobem outras duas à principal divisão, Lorient, ao qual foi atribuído o título de campeão da 'Ligue 2', e Lens.

O formato da 'Ligue 2' em 2020/21, bem como o sistema de subidas ao segundo escalão e descidas ao terceiro escalão ainda serão decididos numa assembleia-geral da LFP.

A direção da LFP reforçou igualmente a intenção de iniciar a próxima temporada em 22 e 23 de agosto, embora ressalvando que a decisão final levará em linha de conta a opinião das cadeias de televisão que asseguram a transmissão das provas, além das normas definidas pelo Governo francês.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 227 mil mortos e infetou quase 3,2 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Cerca de 908 mil doentes foram considerados curados.

MO // AJO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas:“Por um futebol justo e transparente”

“O futebol em Portugal tem sido marcado por escândalos que frequentemente culminam em nada ou, no limite, em decisões judiciais sem consequências disciplinares efetivas, gerando uma sensação de desigualdade no tratamento dado aos clubes”, por isso “o FC Porto está a estudar em detalhe o despacho de acusação proferido pelo DCIAP no mediático Caso dos Emails e tem intenção de agir proativamente relativamente à acusação, incluindo a contestação de arquivamentos que considera infundados”.

FC Porto: Dragões divulgam informações aos adeptos sobre o jogo em Roma

O FC Porto vai enfrentar a Lazio, em mais uma jornada da fase de Liga da Liga Europa. O encontro está marcado para as 20 horas de Portugal continental (mais uma em Itália) desta quinta-feira.

FC Porto: Do Olival vê-se Roma

O plantel principal do FC Porto voltou a trabalhar nesta terça-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com a Lazio (quinta-feira, 20h00, Sport TV), no Estádio Olímpico, em Roma (Itália), a contar para a 4.ª jornada da fase de liga da Liga Europa.