Polícia chamada a várias repartições de finanças por causa do pagamento do IUC - Sindicato

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 17 jun (Lusa) - A polícia deslocou-se hoje a várias repartições de Finanças por desacatos de contribuintes que aguardavam em longas filas para poder pagar o Imposto Único de Circulação (IUC), informou o sindicato dos Impostos.

"Esta manhã esteve a maior confusão em várias repartições por causa do IUC. Em três repartições chamaram mesmo a policia, devido a ameaças de uso de armas, de incêndio e à integridade física dos funcionários", disse à Lusa Paula Ralha, presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI).

Nos serviços de Finanças de Bragança, Lisboa 1 e Cascais 1, a polícia chegou a deslocar-se às repartições, a pedido dos funcionários que receberam ameaças de agressão física e de fogo às instalações, caso não fossem rapidamente atendidos.

"A partir das nove da manhã eram enormes as filas de contribuintes e alguns incentivavam desacatos. Ainda por cima o sistema informático não está a funcionar, o que piora a situação", adiantou o presidente do STI.

O envio nas últimas duas semanas de milhares de notificações aos contribuintes para pagarem o IUC (antigo selo do carro) de 2009, 2010 e 2011 tem provocado o caos nos serviços que, segundo Paulo Ralha, já estavam em rotura de pessoal.

A Autoridade Tributária, numa resposta sexta-feira, reconhece estarem a ocorrer "pontualmente períodos de utilização intensiva do sistema", mas ressalva que não têm impedido a regularização das situações do IUC em falta por parte de mais de 200 mil contribuintes nos últimos 4 dias.

Só na sexta-feira, entre as 9 e as 16 horas, mais de 75 mil contribuintes regularizaram as dívidas de IUC em falta.

VP // VC

Lusa/fim

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.