Zona urbana de Esposende com investimentos avaliados em 6,68 ME

| Norte
Porto Canal / Agências

Esposende, 17 jun (Lusa) -- O novo quartel da GNR foi um dos equipamentos construídos na zona urbana de Esposende ao abrigo do "Urbi", um projeto que levou àquela cidade investimentos avaliados em 6,68 milhões de euros, informou hoje fonte municipal.

Segundo a fonte, foram concretizadas 11 intervenções, nas freguesias de Esposende e Marinhas, destacando-se ainda a requalificação da zona central da cidade, a requalificação dos bairros da Sozende, Visconda e Mangalaça e a requalificação do bairro social de Esposende.

A reabilitação da Casa das Marinhas, o Museu Marítimo e a requalificação da Igreja da Misericórdia foram outras das intervenções.

O investimento teve uma comparticipação de fundos comunitários na ordem dos 85%, através do Programa Operacional da Região Norte.

Em relação ao novo quartel da GNR, o equipamento está pronto mas aquela força ainda não se transferiu para lá.

A data da inauguração ainda não está marcada.

Significou um investimento de um milhão de euros e está a ser construído num terreno propriedade municipal, localizado junto à Central de Camionagem, na zona nascente da cidade.

A sua designação oficial é Centro de Segurança Pública.

A Casa-Museu das Marinhas, com uma exposição alusiva ao arquiteto Viana de Lima, foi inaugurada no último fim de semana, após obras de recuperação.

Concebida a partir de um velho moinho, aquela casa está classificada como Monumento de Interesse Público, passando a estar aberta a visitas.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Metro Mondego já custou pelo menos 327 milhões em 30 anos de história

O Metro Mondego, projeto que conta com 30 anos de avanços e recuos, custou, até ao momento, pelo menos 327 milhões de euros, entre estudos, gastos administrativos e empreitadas, de acordo com documentos consultados pela agência Lusa.

Colisão em Barcelos faz dois feridos graves

Um acidente entre duas viaturas na freguesia de Mariz, em Barcelos, fez dois feridos graves confirmou fonte do Comando Sub-Regional Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área do Cávado ao Porto Canal.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.