Quase 130 crianças de escolas de Viana emigraram com os pais em ano e meio

Quase 130 crianças de escolas de Viana emigraram com os pais em ano e meio
| Norte
Porto Canal

Quase 130 crianças que frequentavam o ensino básico no concelho de Viana do Castelo emigraram com familiares no último ano e meio, indica um estudo hoje revelado pela Câmara Municipal local.

O estudo, que consistiu em inquéritos realizados junto de professores das 51 escolas do ensino básico do concelho, entre o 1.º e o 9.º ano de escolaridade, analisou o período do ano letivo completo entre 2011 e 2012 e o seguinte, até à pausa letiva da última Páscoa.

"Até 2012 saíram 52 crianças, que emigraram com os pais, e no ano letivo seguinte, até março de 2013, mais 75. A tendência que foi identificada é de agravamento, porque algumas crianças ficaram, para terminarem a escola, e só no final do ano letivo é que se vão juntar aos pais, no estrangeiro", disse à agência Lusa a vereadora da Educação na Câmara de Viana do Castelo.

Segundo Maria José Guerreiro, este estudo, promovido pela autarquia, concluiu que a maior prevalência dos casos de emigração, num universo de 5.000 estudantes do ensino básico do concelho, verificou-se no primeiro ciclo, até ao 4.º ano de escolaridade.

"O principal país de destino destas crianças e das suas famílias, destacadíssimo, é a França. Mas temos também para Suíça, Luxemburgo, Alemanha e Canadá. Mais remotamente para Angola, Moçambique, Reino Unido, Andorra, Austrália e Noruega", explicou ainda a autarca.

A realização deste estudo, acrescentou Maria José Guerreiro, surgiu da necessidade de apurar o efeito do peso da emigração na população escolar do concelho, devido à crise e ao desemprego que se faz sentir também na região.

"Queríamos perceber a dimensão deste abandono escolar por efeito de emigração dos encarregados de educação e a conclusão que obtivemos é bastante superior àquilo que pensávamos estar a acontecer. São números preocupantes e que tendem a agravar-se nos próximos meses, até ao arranque do próximo ano letivo", admitiu a vereadora.

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Colisão aparatosa entre quatro veículos faz nove feridos em Braga

Oito pessoas sofreram ferimentos considerados ligeiros, e uma graves, ao início da tarde deste domingo, numa aparatosa colisão rodoviária que envolveu quatro veículos ligeiros na Avenida Miguel Torga na freguesia de Nogueira, em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.