Covid-19: Penafiel vai oferecer máscaras feitas em fábricas que estavam paradas

| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara de Penafiel vai oferecer à população 'kits' de máscaras produzidos no concelho, o que vai permitir reativar empresas do setor têxtil que se encontravam em 'lay-off' devido à covid-19, anunciou esta quinta-feira a câmara municipal.

Cada 'kit' de três máscaras sociais em tecido será recebido gratuitamente na residência dos agregados familiares que assim o solicitarem à autarquia.

A câmara assinala, em comunicado, que as duas empresas envolvidas nesta primeira fase do processo têm capacidade para produzir entre 4.000 e 6.000 máscaras por dia.

É expectável, segundo o município, que as duas unidades fabris possam fornecer outras entidades, obrigando à contratação de mais recursos humanos.

As empresas de pequena e média dimensão dedicavam-se à produção de roupa, mas a pandemia de covid-19 determinou fortes quebras na produção.

Citado na comunicação enviada à Lusa, o presidente da câmara, Antonino Sousa, destaca a importância daquela iniciativa, por permitir "proteger os munícipes", ao mesmo tempo que "ajuda a economia local", recuperando empresas que estavam encerradas.

"Esta é uma crise complexa, mas o mais importante é estarmos todos juntos neste combate e nunca baixarmos os braços", refere o edil de Penafiel.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 137 mil mortos e infetou mais de dois milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 450 mil doentes foram considerados curados.

Por regiões, a Europa somava hoje 90.181 mortos (mais de um milhão de casos), Estados Unidos e Canadá 32.039 mortos (667.870 casos), a Ásia 5.369 mortos (151.423 casos), o Médio Oriente 5.253 mortos (112.377 casos), a América Latina e Caribe 3.669 mortos (79.862 casos), a África 910 mortos (17.293 casos) e a Oceânia 79 mortos (7.694 casos).

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.