Covid-19: Lar da Misericórdia em Viana do Castelo desinfetado na segunda-feira

Covid-19: Lar da Misericórdia em Viana do Castelo desinfetado na segunda-feira
| Norte
Porto Canal com Lusa

O lar de Santiago, pertencente à Misericórdia de Viana do Castelo, vai ser desinfetado na segunda-feira, pelas 10:00, anunciou este domingo a Proteção Civil Municipal, adiantando que a operação implicará a retirada, temporária, de 18 utentes com autonomia.

Em comunicado enviado às redações, a Proteção Civil Municipal adiantou que a desinfeção foi decidida "em articulação com a Autoridade de Saúde e a Segurança Social" e que "será efetuada pela unidade especializada da Guarda Nacional Republicana (GNR), após pedido efetuado ao Comando Operacional Distrital da Proteção Civil".

"Para facilitar a boa execução das operações e garantir a segurança dos utentes, a Proteção Civil Municipal, com a colaboração dos meios do Município, dos Bombeiros Voluntários e da Cruz Vermelha, serão deslocalizados cerca de 18 utentes com autonomia do lar de Santiago para um outro equipamento da Santa Casa da Misericórdia, enquanto a operação de desinfeção decorrer, sendo que no final da desinfeção, retornarão ao lar".

No lar de Santiago, um dos dois pertencentes à Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo, que acolhe 51 idosos. Na quinta-feira, a Misericórdia confirmou o primeiro caso de infeção por covid-19 num utente com cerca de 90 anos, que acabou por morrer.

Segundo os últimos números avançados pela provedora Luísa Novo, os testes realizados a todos os utentes e funcionários confirmaram positivo em três idosos e duas das seis funcionárias, aguardando-se o resultado de 17 rastreios, sendo que os restantes deram negativo.

No lar Nossa Senhora da Piedade, outra das estruturas da Misericórdia, residem 40 idosos, e trabalham, alternadamente, duas equipas compostas por cerca de 10 a 12 trabalhadores.

O novo coronavírus responsável pela pandemia da covid-19 foi detetado na China em dezembro de 2019 e já infetou mais de 1,7 milhões de pessoas em 193 países e territórios, das quais mais de 107.000 morreram. Ainda nesse universo de doentes, quase 345.000 estão dados como recuperados.

Em Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, o último balanço da Direção-Geral da Saúde indicava 470 óbitos e 15.987 infeções confirmadas. Desse universo de doentes, 1.175 internados em hospitais, 266 recuperaram e os restantes convalescem em casa ou noutras instituições.

Todo o país está desde 19 de março em estado de emergência, o que também vigora até ao final de 17 de abril. A medida proíbe ainda a população de circular fora do seu concelho de residência até ao final desta segunda-feira, para desincentivar viagens na Páscoa.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.