Covid-19: Decisão sobre cerca sanitária no Porto pode ser tomada hoje

| Norte
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 30 mar 2020 (Lusa) - A decisão de impor uma cerca sanitária na região do Porto está a ser equacionada e poderá ser tomada hoje, afirmou a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

A medida está neste momento a ser equacionada entre as autoridades de saúde regionais, as autoridades de saúde nacionais e o Ministério da Saúde "e provavelmente hoje será tomada uma decisão nesse sentido", afirmou Graça Freitas na conferência de imprensa diária para fazer o ponto da situação da pandemia de covid-19 em Portugal.

Graça Freitas assegurou que "o Porto, neste momento, do ponto de vista dos meios materiais e humanos que precisa, tem estado a receber todo o apoio nacional".

Questionada sobre a articulação que está a ser feita entre as autoridades de saúde e as autoridades municipais, Graça Freitas afirmou que "essa articulação está estabelecida e vai até ser plasmada num despacho conjunto".

"E é óbvio que a autoridade de saúde, ao nível dos agrupamentos de centros de saúde, se articula com os seus parceiros a nível daquele município, desde logo, com a Câmara Municipal, com a Segurança Social e mais latamente com a Comissão Municipal de Proteção Civil", sublinhou.

Portanto, frisou, "a nível local o circuito está completamente definido".

Portugal regista hoje 140 mortes, mais 21 do que na véspera (+17,6%), e 6.408 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 446 em relação a domingo (+7,5%).

Dos infetados, 571 estão internados, 164 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

HN // JMR

Lusa/fim

+ notícias: Norte

UNIR reforça rede em Gaia com quatro novas linhas

A rede de autocarros Unir, que serve a Área Metropolitana do Porto (AMP), terá quatro novas redes em Vila Nova de Gaia a partir de segunda-feira, havendo ainda mudanças noutras duas, divulgou esta sexta-feira o município à Lusa.

Preventiva para dois homens detidos por assalto a residências em Vila Real

Os dois homens detidos na quarta-feira pela suspeita de assaltos a residências em Vila Real vão ficar a aguardar julgamento em prisão preventiva, disse esta sexta-feira fonte da PSP.

Temporais de inverno destroem passadiços e dunas a Norte

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) registou danos nas dunas, passadiços e outras estruturas no litoral nas zonas de Esposende e Ovar. As intervenções vão arrancar este ano e o preenchimento das praias com areia para conter a erosão costeira poderá custar milhões de euros.