Covid-19: Idosos de Vila Real transferidos para unidade local do hospital Trofa Saúde

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Real, 27 mar 2020 (Lusa) -- Os 53 idosos com covid-19 que ainda se encontram no lar de Vila Real vão ser transferidos hoje para a unidade local do hospital privado Trofa Saúde, disse o presidente da câmara.

Rui Santos afirmou que a "maior operação sanitária de sempre" no concelho de Vila Real terá início pelas 19:00 e mobilizará dezenas de operacionais e ambulância das corporações de bombeiros.

Os 53 idosos com covid-19 vão ser transferidos para o hospital da Trofa localizado na cidade de Vila Real.

Depois da evacuação do lar, será feita a desinfeção da instituição particular de solidariedade social.

Rui Santos informou esta manhã que dos 99 utentes e colaboradores testados à covid-19, 88 deram positivo, entre os quais 68 utentes e 20 funcionários.

Durante a tarde de hoje, o INEM realizou mais 29 testes à covid-19 a colaboradores desta instituição, os quais não se encontravam nas instalações quando foi detetado o primeiro caso positivo, no domingo.

Na terça-feira foram divulgados 13 utentes e sete funcionários positivos e, na quarta-feira, 11 idosos foram transferidos para o hospital militar do Porto. Dois já se encontravam no CHTMAD.

Na quarta-feira foram realizados mais 75 testes aos restantes residentes e colaboradores que se encontravam nesta instituição particular de solidariedade social.

Precisamente por causa da cadeia de contacto identificada no Lar da Nossa Senhora das Dores, o município acionou terça-feira o plano de emergência municipal.

A autarquia explicou que esta ativação decorre essencialmente da "necessidade de aprofundar a articulação entre as várias entidades com um papel na pandemia de covid-19 e de centralizar a informação sobre todas as que

Portugal regista hoje 76 mortes associadas à covid-19, mais 16 do que na quinta-feira, e o número de infetados subiu para 4.268, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou cerca de 540 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 25 mil.

PLI//LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.