Operárias da Feira à porta da fábrica após penhora de máquinas

Operárias da Feira à porta da fábrica após penhora de máquinas
| Norte
Porto Canal

Três dezenas de operárias de duas empresas de calçado que funcionavam nas mesmas instalações, em Arrifana, Santa Maria da Feira, estiveram hoje à entrada dessas unidades fabris sem possibilidade de laborarem, devido à penhora de máquinas, disse a porta-voz das trabalhadoras.

A porta-voz das trabalhadoras, Paula Costa, explicou à Lusa que estão em causa as empresas Concha Numérica e Sintagma Perfeito, cujas máquinas foram penhoradas, na semana passada, por um empresário que diz já as ter adquirido há mais de um ano, num leilão relativo à insolvência de uma terceira empresa, a Rumo Perfeito, que também funcionava na mesma morada.

"Eu já trabalho aqui há oito anos e essas empresas são todas das mesmas pessoas", afirmou Paula Costa. "Mas a semana levaram-nos as máquinas, o ar condicionado, tudo. Ficámos sem nada, sem hipótese nenhuma de trabalhar", explicou.

Na versão da fonte, o patrão das funcionárias tê-las-á então mandado para casa, em usufruto de dias de férias, mas no fim de semana avisou que resolveria a situação até terça-feira desta semana.

"Só que entretanto não nos disse mais nada e hoje viemos para cá cumprir outra vez o horário", disse Paula Costa.

Ainda segundo a porta-voz das trabalhadoras da Concha Numérica e da Sintagma Perfeito, a administração dessas empresas tem em atraso para com a generalidade das operárias "mais de metade do salário de fevereiro, 45 a 50 euros do subsídio de Natal e os duodécimos de janeiro e fevereiro - que o patrão disse à Segurança Social que pagou, mas não pagou nada".

A média dos salários ronda os 500 euros mensais, sendo que algumas funcionárias são ainda credoras de horas extraordinárias de 2012 e outras "ainda têm por gozar dias de férias de 2012 e 2013".

Contactado telefonicamente pela Lusa, o empresário visado, Manuel Silva, adiou esclarecimentos para mais tarde mas, à hora marcada, não atendeu as chamadas.

O Bloco de Esquerda anunciou, entretanto, que o seu líder parlamentar, Pedro Filipe Soares, questionou "hoje mesmo" o Ministério Solidariedade, Emprego e Segurança Social sobre a situação destas empresas.

Em comunicado alusivo, o BE refere que o responsável desta empresa "já teve várias empresas, que ciclicamente encerram por insolvência". e considera que este tipo de prática é "inaceitável e reveladora da incúria total por parte do Estado".

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.