Sucesso da canoagem em exposição na Assembleia da República

| Desporto
Porto Canal / Agências

Redação, 26 mar (Lusa) -- A Assembleia da República (AR) recebe a partir de hoje e até 09 de abril uma exposição na subordinada ao tema Desporto, Autarquias e Economia -- A canoagem como fator de desenvolvimento.

A convite da comissão de Educação, Ciência e Cultura, a Federação Portuguesa de Canoagem exibe parte do "segredo" que a tem tornado numa modalidade de grande sucesso desportivo internacional, enquanto cria polos de desenvolvimento regional, principalmente com a organização de europeus e mundiais, bem como estágios das melhores equipas e atletas mundiais.

"É uma honra para a canoagem o reconhecimento do Parlamento pelo trabalho que a modalidade -- e todos os seus agentes -- têm feito ao longo destes anos, conseguindo conjugar a potenciação do desenvolvimento económico local e regional com resultados desportivos internacionais de excelência", disse à agência Lusa o presidente da FPC, Vítor Félix.

No corredor principal da Assembleia da República estão expostos diversos objetos da história da modalidade, entre os quais embarcações de competição, todas da Nelo Mar Kayaks, a empresa portuguesa líder mundial do setor e que também integra a exposição "como símbolo de sucesso de negócio e de organização de eventos, tanto nacionais como internacionais".

Também em função da organização de europeus e mundiais, de pista, maratonas e kayak mar, a canoagem portuguesa desenvolve projetos com as autarquias de Montemor-o-Velho, Vila Verdade, Vila do Conde, Esposende e Vila Nova de Gaia.

"Esta é mais uma mostra do sucesso e potencialidade desta modalidade no panorama desportivo português, estando hoje em dia presente em diferentes áreas como o turismo, a organização de eventos e setor empresarial, assumindo-se como uma referência portuguesa no Mundo", conclui Vítor Félix.

RBA // NFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Caminho aberto com chave mestra. Crónica de jogo

O FC Porto venceu neste sábado o Chaves (3-0), no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, em jogo da 32.ª e antepenúltima jornada do campeonato. Francisco Conceição (27m) Evanilson (45m+1) e Mehdi Taremi (73m), de penálti, assinaram os golos dos Dragões, que seguem na terceira posição da tabela, agora com 66 pontos somados.

FC Porto: Francisco Conceição, Medhi Taremi e Diogo Costa em destaque no jogo com o Chaves

O português foi o MVP Liga Portugal e o iraniano o MVP Porto, enquanto o guarda-redes manteve a baliza a zeros

Gonçalo Sousa: "Fomos sempre superiores"

Um livre direto cobrado de forma exímia, um golo de bola corrida e uma grande penalidade convertida garantiram três pontos para o FC Porto no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira (3-0). No rescaldo da viagem bem-sucedida a Trás-os-Montes, o MVP Francisco Conceição afirmou que “o jogo não teve muita história”, confidenciou que ultrapassar os 89 jogos do pai ao serviço do “clube do coração” de ambos é “um motivo de orgulho” e garantiu querer “fazer muitos mais jogos, golos e festejar títulos”. “Um pouco nervoso”, Gonçalo Sousa estreou-se pela equipa principal de “um clube muito grande” e prometeu “continuar a trabalhar” para cumprir o “sonho” de “marcar um golo, se possível já este ano”.