Covid-19: Fundação de Miranda do Corvo disponibiliza duas unidade hoteleiras

| País
Porto Canal com Lusa

Miranda do Corvo, Coimbra, 25 mar 2020 (Lusa) - A Fundação Assistência para O Desenvolvimento e Formação Profissional (ADFP) de Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, manifestou hoje a sua disponibilidade para ceder dois hotéis da instituição para ajudar no combate à pandemia da covid-19.

As duas unidades hoteleiras (Hotel Parque Serra da Lousã e Conímbriga Hotel), situadas em Miranda do Corvo e Condeixa-a-Nova, respetivamente, perfazem um total de 83 quartos que "ficam ao dispor do Governo", refere a instituição, em comunicado enviado à agência Lusa.

A Fundação refere ainda que, em 27 de fevereiro, disponibilizou ao Governo "um hospital totalmente equipado, com o objetivo de combater a calamidade, mas que permanece fechado enquanto se instalam tendas nas proximidades".

O Hospital Compaixão, propriedade da instituição, com 60 camas, foi concluído em 2019, mas ainda não abriu por falta de convenções com o Estado.

A unidade possui área de urgência, dois blocos operatórios e está equipada com tecnologia de última geração, desde ventiladores (quatro), TAC, Raio-X, ecografia e laboratório de imagiologia.

"Perante a emergência nacional e mundial vivida, e tendo em conta os relatos de insuficiência das atuais unidades hospitalares, incluindo o Hospital da Universidade de Coimbra, a Fundação disponibiliza a infraestrutura por entender que esta pode ser útil ao governo, aos portugueses e às pessoas da região de Coimbra", salienta a ADFP.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 428 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 19.000.

Em Portugal, há 43 mortes, mais 10 do que na véspera, e 2.995 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que regista 633 novos casos em relação a terça-feira.

AMV // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Calor está de regresso e com temperaturas recorde para este ano

As temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira, prevendo-se máximas que podem ultrapassar os 30 graus em alguns locais de Portugal continental, disse à agência Lusa o meteorologista Pedro Sousa.

GNR e PSP aplicaram 90 contraordenações após fiscalizarem 43 bares noturnos

A GNR e a PSP fiscalizaram no fim de semana 43 estabelecimentos de diversão noturna que resultou na aplicação de 90 autos de contraordenação, refere um comunicado conjunto das duas forças de segurança.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.