Plataforma digital agiliza negócios internacionais associados a município da Feira

| Norte
Porto Canal / Agências

Santa Maria da Feira, 26 mar (lusa) - A Câmara de Santa Maria da Feira lança no fim deste mês a Business Network "BizFeira", uma plataforma digital de utilização gratuita que se propõe facilitar negócios entre milhares de empresários feirenses ativos pelo mundo, disse hoje fonte autárquica.

Disponível em www.bizfeira.com já no início de abril, a plataforma arrancará os contactos e catálogos de produto de cerca de 200 empresas de diferentes setores de atividade e, até final de 2014, deverão estar inscritas na rede mais de 500 firmas, sempre com "algum tipo de ligação" ao município.

"Este projeto visa rentabilizar o potencial da nossa diáspora, considerando que, só em França, há 55.000 empresas cuja propriedade ou gestão é de portugueses", defendeu hoje o presidente da Câmara da Feira, Emídio Sousa.

O principal objetivo do BizFeira é facilitar o diálogo entre as empresas com atividade no concelho e os empresários feirenses que trabalham noutros países, mas o autarca admite que, embora a Câmara vá usar de "algum cuidado" na aprovação individual dos registos, para evitar abusos ou ilegalidades, "o conceito de 'feirense' será muito lato".

"[Nas empresas registadas] o que interessa é que haja algum tipo de ligação à Feira", explica Emídio Sousa. "Não vamos fechar o acesso a nenhuma empresa da região e acredito que a plataforma vai ganhar uma dinâmica regional", acrescenta.

Enquadrado no plano estratégico local para o desenvolvimento económico e para a promoção do emprego, o projeto surge na sequência de duas outras medidas com que a Câmara pretende baixar a taxa de desemprego municipal, que, atualmente, se situa em cerca de 14%.

Uma das medidas já adotadas nesse sentido foi a isenção de taxas urbanísticas para empresas da Feira que desejem legalizar ou ampliar as suas instalações, o que o autarca garante que, em alguns casos, permitirá a essas unidades uma poupança na ordem das "dezenas de milhares de euros".

Outra medida complementar foi a "via verde" que proporciona atendimento personalizado e prioritário a qualquer candidato a investidor no concelho, garantindo-lhe ainda o acompanhamento de todo o respetivo processo de instalação pelos serviços técnicos da autarquia.

Ainda no âmbito do desenvolvimento económico, Emídio Sousa anuncia também a continuidade do programa de missões empresariais a potenciais novos mercados externos e um reforço da oferta educativa e formativa local, para que essa se torne mais adequada às concretas necessidades de mão-de-obra do município.

O lançamento da Business Network BizFeira realiza-se na próxima segunda-feira no Europarque, às 17:00, e deverá contar, segundo a autarquia, com a presença do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

AYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Jovem detido por incendiar escola em Vila Real

Um jovem de 19 anos foi detido, esta terça- feira, pela Polícia judiciária(PJ) por suspeitas da prática de um crime de incêndio na Escola Básica 23 Diogo Cão, em Vila Real.

Câmara de Braga e condomínio julgados pela morte de três estudantes em 2014

O julgamento de uma ação de indemnização relacionada com a morte de três alunos da Universidade do Minho esmagados por um muro em 2014 arrancou hoje, sendo os réus a Câmara de Braga e uma empresa de condomínios.

Ponte móvel de Leixões vai encerrar durante mais de um ano para obras de modernização

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo publicou em Diário da República, esta quinta-feira, um concurso público para a modernização da Ponte móvel de Leixões. O prazo de execução é de 425 dias, o correspondente a 14 meses.