Covid-19: Decretado estado de calamidade em Ovar. Cidade vai ficar isolada e terá cerca sanitária

Covid-19: Decretado estado de calamidade em Ovar. Cidade vai ficar isolada e terá cerca sanitária
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Governo declarou esta terça-feira estado de calamidade pública para o concelho de Ovar, anunciou o ministro da Administração Interna.

Em conferência de imprensa, Eduardo Cabrita explicou que a aplicação de situação de calamidade significa “a criação de uma situação de cerca sanitária aplicada a todo o município e o estabelecimento de um conjunto de restrições a atividades económicas e à circulação de pessoas”.

Segundo o ministro, a situação de cerca significa que os residentes neste município estão impedidos de sair de Ovar.

“Salvo um conjunto de situações excecionais, profissionais da saúde, das forças de segurança ou de socorro, abastecimento de áreas que devem continuar em funcionamento supermercados e postos de combustíveis, está vedado o acesso a Ovar”, disse o ministro da Administração Interna, numa declaração à comunicação social, juntamente com a ministra da Saúde, Marta Temido.

Como exemplo, referiu que a linha de comboios do Norte vai continuar a operar, mas nas estações situadas no município de Ovar, não haverá entrada nem saída de passageiros.

Eduardo Cabrita indicou que a data de vigência deste despacho é até 02 abrir, podendo ser revogado.

+ notícias: Norte

Carlinhos, a tartaruga devolvida ao mar em Gaia dois anos após resgate 

Uma tartaruga com mais de sete quilos foi devolvida ao mar, em Vila Nova de Gaia, após ter estado em recuperação durante dois anos, anunciou esta quinta-feira a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Avenida da República em Gaia vai ter duas ciclovias segregadas em toda a extensão

A Avenida da República, em Vila Nova de Gaia (distrito do Porto), vai ganhar uma ciclovia segregada em toda a sua extensão, que também acabará por terminar com o estacionamento abusivo, disse à Lusa o presidente da Câmara.

Mulher morre depois de ser resgatada ainda com vida do Rio Neiva

Uma mulher de 40 anos morreu esta quinta-feira depois de ser resgatada ainda com vida do Rio Neiva, em Viana do Castelo, escreve o Jornal de Notícias.