Portugal recebe próxima cimeira luso-espanhola até ao verão

| País
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 25 mar (Lusa) - A próxima cimeira luso-espanhola realiza-se em Portugal no verão, informou hoje o presidente a Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças (RIET), adiantando ter proposto a eliminação do roaming telefónico e a criação de correios ibéricos como temas a debater.

De acordo com José Maria Costa, que é também presidente da Câmara de Viana do Castelo, a XXVII cimeira entre os governos de Portugal e de Espanha sucederá à de Madrid, em 2013, e deverá acontecer no início do verão no norte do país.

O líder da RIET reuniu-se hoje, em Viana do Castelo, com as duas delegações que integram a comissão luso-espanhola que prepara a realização da cimeira ibérica.

A eliminação do roaming telefónico nas zonas de fronteira e a definição de um plano de mobilidade nas zonas transfronteiriças, nomeadamente entre as eurocidades Valença/Tui e Chaves/Verín, foram algumas das propostas apresentadas às delegações dos dois países como assuntos a debater na próxima cimeira.

A "melhoria da interligação" dos correios dos dois países, nomeadamente pela eliminação das taxas internacionais entre Portugal e Espanha, uma "maior integração" dos agentes de proteção civil entre os dois lados da fronteira ou a partilha de equipamentos de saúde foram igualmente temas propostos pela RIET.

"Sabemos que neste momento há equipamentos que podem fazer essa função, foram pagos por fundos europeus e podem ser rentabilizados", disse, no final do encontro, José Maria Costa, manifestando a convicção de que a agenda da próxima Cimeira "incluirá várias" destas propostas.

A "promoção da ferrovia" nas ligações entre os dois países está igualmente definida como uma prioridade pela RIET para os próximos encontros bilaterais, nomeadamente a modernização da Linha do Minho, entre Nine e Valença, e pelas novas ligações Aveiro/Salamanca e Sines/Badajoz.

A RIET foi criada 23 de junho de 2009 por entidades de cooperação ao nível autárquico, visando, sobretudo, "dar um contributo" para a agenda das regulares cimeiras ibéricas e "para questões ligadas aos fundos comunitários" destinados à fronteira.

Integra atualmente 25 sócios, com mais de uma dezena de associações empresariais dos dois lados da fronteira, várias autarquias e outras instituições públicas.

É por isso apelidada pelos seus dirigentes como o "maior lóbi de fronteira" da Europa.

PVJ // JAP

Lusa/fim

+ notícias: País

Governo demite diretor nacional da PSP

O diretor nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) foi exonerdo pelo Ministério da Administração Interna (MAI), avançou o Diário de Notícias, esta segunda-feira.

Terceiro prémio do EuroDreams a caminho de Portugal

O terceiro prémio do EuroDreams, no valor de 105,50 euros, foi atribuído a 22 apostadores portugueses, de acordo com o departamento de jogos de Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Ministério Público abriu 792 inquéritos por crimes de ódio e apenas deduziu 14 acusações desde 2020 

O Ministério Público (MP) abriu 792 inquéritos de 2020 a 2023 relativos a crimes de ódio, mas deduziu apenas 14 acusações naquele período, segundo dados da Procuradoria-Geral da República (PGR) disponibilizados ao jornal Público.