Covid- 19: Hospitais de Coimbra suspendem cirurgias adicionais e de ambulatório com pernoita

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 13 mar 2020 (Lusa) - O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) decidiu suspender a produção cirúrgica adicional e a cirurgia ambulatória com pernoita face à pandemia de Covid-19, foi hoje anunciado.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o CHUC adianta que vai também avaliar "as circunstâncias em que possam ser adiadas e remarcadas as consultas para data posterior, sempre que não haja prejuízo para o doente".

"As consultas externas subsequentes deverão ser preferencialmente substituídas por teleconsultas ou consultas não presenciais, sempre que o doente reúna critérios para o efeito", refere a nota.

O CHUC garante, no entanto, que se mantém o agendamento das primeiras Consultas a Tempo e Horas e das primeiras consultas internas ou referenciadas por outros hospitais "sempre que clinicamente triadas com critérios de Muito Prioritárias e Prioritárias".

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro de 2019, na China, e já provocou mais de 4.900 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.

O número de infetados ultrapassou as 131 mil pessoas, com casos registados em mais de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 112 casos confirmados.

AMV // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.