Covid-19: Proteção Civil pode enviar a partir de hoje SMS à população

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 mar 2020 (Lusa) -- A Proteção Civil vai poder enviar a partir de hoje mensagens por telemóvel (SMS) à população sobre o novo coronavírus, anunciou hoje o ministro da Administração Interna.

Numa conferência de imprensa em Lisboa sobre a declaração de situação de alerta a partir de hoje em todo o país, Eduardo Cabrita adiantou que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) ativou o sistema de avisos à população por SMS, idêntico às mensagens enviadas nos incêndios florestais.

"A partir de hoje está declarada a situação em que a subcomissão operativa que funcionará numa base de permanência pode decidir que faz sentido enviar uma mensagem por SMS", disse o ministro.

Eduardo Cabrita explicou que estas mensagens não podiam ser enviadas antes da declaração do estado de alerta.

"Durante este período, cabe agora à ANEPC, em função das circunstâncias concretas, identificar qual o universo e natureza da mensagem e quando faz sentido enviar a mensagem", precisou.

O estado de alerta está em vigor a partir de hoje e até ao dia 09 de abril, data em que será reavaliado.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde registou até hoje 112 pessoas infetadas, não havendo até ao momento registo de nenhuma morte.

CMP // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

IMI pode começar a ser pago a partir desta quarta-feira

O prazo para o pagamento do Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI) sobre os prédios rústicos e urbanos começa esta quarta-feira e para os proprietários que residem num dos 267 concelhos aderentes ao IMI familiar há um reforço do desconto.

Norte com mais praias galardoadas. Confira quais são

Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, anunciou esta terça-feira a Associação Bandeira Azul Europa.

Governo prolonga prazo para limpeza de terrenos rurais e florestais

O Governo decidiu esta terça-feira prorrogar por mais um mês, até 31 de maio, o prazo para os proprietários e produtores florestais procederem à limpeza de matas e terrenos, informou o gabinete do ministro da Agricultura e Pescas.