Covid-19: Celorico de Basto suspende feiras e atividades desportivas

Covid-19: Celorico de Basto suspende feiras e atividades desportivas
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara de Celorico de Basto decidiu, esta terça-feira, suspender a realização de feiras no concelho e as atividades desportivas da autarquia, no âmbito das medidas de prevenção ao novo coronavírus, foi hoje anunciado.

Em comunicado, refere-se que a decisão foi tomada depois de uma reunião realizada com a participação de membros do Conselho Municipal da Educação, autoridades da saúde, autoridades da segurança e proteção civil e juntas de freguesia.

As novas medidas preventivas têm como objetivo "salvaguardar a população, na ótica preventiva e de sensibilização para combater o Covid-19".

Na segunda-feira, Celorico de Basto já tinha anunciado o cancelamento da 17.ª edição da Festa Internacional das Camélias, prevista para o próximo fim de semana.

Também as comemorações dos 500 anos do foral, nos dias 28 e 29 de março, foram adiadas para data a anunciar.

As medidas de Celorico de Basto ocorrem devido à proximidade geográfica com o vizinho município de Felgueiras, onde se verifica o maior número de pessoas infetadas por Covid-19.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.000 mortos.

Cerca de 114 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, e mais de 63 mil recuperaram.

Nos últimos dias, a Itália tornou-se o caso mais grave de epidemia fora da China, com 463 mortos e mais de 9.100 contaminados pelo novo coronavírus, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia.

A quarentena imposta pelo governo italiano ao Norte do país foi alargada a toda a Itália.

O Governo português decidiu suspender todos os voos com destino ou origem nas zonas mais afetadas em Itália, recomendando também a suspensão de eventos em espaços abertos com mais de 5.000 pessoas.

A China registou segunda-feira mais uma queda no número de novos casos de infeção, 19, face a 40 no dia anterior, somando agora um total de 80.754 infetados e 3.136 mortos, na China Continental.

Portugal regista 41 casos confirmados de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

A DGS comunicou também que em Portugal se atingiu um total de 375 casos suspeitos desde o início da epidemia, 83 dos quais ainda a aguardar resultados laboratoriais.

Face ao aumento de casos, o Governo ordenou a suspensão temporária de visitas em hospitais, lares e estabelecimentos prisionais na região Norte, até agora a mais afetada.

Foram também encerrados alguns estabelecimentos de ensino, sobretudo no Norte, assim como ginásios, bibliotecas, piscinas e cinemas.

Os residentes nos concelhos de Felgueiras e Lousada, no distrito do Porto, foram aconselhados a evitar deslocações desnecessárias.

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.