Covid-19: Novas estimativas de crescimento divulgadas até 15 de abril

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 04 mar 2020 (Lusa) -- O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje que serão divulgadas novas estimativas de crescimento para 2020 e anos seguintes até ao dia 15 de abril, que já refletirão o risco do impacto negativo da epidemia do novo coronavírus.

"Em Portugal, divulgaremos até 15 de abril as novas estimativas de crescimento para 2020 e anos seguintes, e não deixaremos de refletir este risco na projeção a apresentar", anunciou António Costa na sua intervenção inicial no debate quinzenal no parlamento, inteiramente dedicada à epidemia de Covid-19.

O chefe do executivo ressalvou, contudo, "que a economia portuguesa foi a que melhor resistiu à desaceleração económica de 2019, tendo mesmo sido a economia cujo crescimento mais acelerou na parte final do ano", o que permite ao Governo, disse, "encarar a situação atual com serenidade".

"Estamos conscientes do impacto negativo que a epidemia em curso poderá também vir a ter no comportamento da economia mundial, em particular no setor do turismo", afirmou.

Costa referiu-se à reunião de hoje do Eurogrupo, que decorreu por teleconferência, para acompanhar os desenvolvimentos económicos e financeiros na sequência da epidemia do novo coronavírus, frisando a "disponibilidade para utilizar toda a flexibilidade do Pacto de Estabilidade e Crescimento no sentido de haver uma resposta coordenada".

ACL // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Mortágua acusa Governo de ter no programa medidas que não são para cumprir

A coordenadora do BE considerou este sábado que o Governo inscreveu no seu programa medidas que não tenciona cumprir, como a descida do IRS, e acusou PSD e CDS-PP de terem “cadastro” no que toca às respostas para os idosos.

Eleições internas do PS já têm data marcada

O calendário para as eleições internas do PS foi aprovado este sábado pela Comissão Nacional do partido, tendo tido cinco votos contra segundo informação adiantada à Lusa por fonte oficial.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.