Câmara do Porto e IP procuram solução para parque de estacionamento da Alfândega

Câmara do Porto e IP procuram solução para parque de estacionamento da Alfândega
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara Municipal do Porto está a dialogar com a Infraestruturas de Portugal (IP) e com o Centro de Congressos da Alfândega do Porto para encontrar "uma solução para o parque de estacionamento da Alfândega", revelou o vereador do urbanismo.

"Está a decorrer um diálogo com a Infraestruturas de Portugal (IP) e com a Alfândega. Há questões críticas quanto à defesa patrimonial daquele território, estamos em plena zona de proteção do centro histórico da humanidade e não está ainda fechada uma solução que seja consensual entre todas as entidades que tem uma tutela especifica naquele território", afirmou Pedro Baganha, na Assembleia Municipal desta segunda-feira.

O vereador do urbanismo da autarquia, que respondia às questões colocadas pelo deputado socialista Tiago Barbosa Ribeiro, afirmou estar a trabalhar também em articulação com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e com a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

"A melhor solução seria um parque enterrado, seria porventura a solução mais consensual no que diz respeito à defesa do património, mas não nos podemos esquecer que estamos ao lado do rio e há ali uma cota de cheia também", esclareceu.

Segundo Pedro Baganha o processo "não está de todo encerrado", uma vez que "é do interesse de todos os envolvidos dar condições necessárias para o funcionamento daquele equipamento".

"A Alfândega pode vir a ser parte da solução desta equação, sendo que é do interesse de todos dar as condições necessárias para o funcionamento daquele equipamento. O processo está em curso, não está de todo encerrado", concluiu.

+ notícias: Norte

Margens do Rio Pavia em Viseu recebem festival Trip

O Parque Linear do Rio Pavia, em Viseu, vai voltar a transformar-se num ponto de encontro cultural, comunitário e intergeracional, durante o festival Trip, marcado para 6 de julho.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.