PSP do Porto desmantela rede que assaltava residências desde 2011

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 15 jun (Lusa) -- A Divisão de Investigação Criminal da PSP do Porto anunciou hoje a detenção de quatro indivíduos de nacionalidade estrangeira que desde 2011 efetuaram vários assaltos a residências equipadas com fechaduras de alta segurança.

Os indivíduos, com idades entre os 33 e os 48 anos, "destacavam-se do habitual" já que eram "muito especializados na abertura de fechaduras de alta segurança", explicou à Lusa fonte policial.

Segundo a mesma fonte, os detidos, que atuavam em Portugal desde 2011, começavam por fazer o reconhecimento das habitações, sinalizavam-nas deixando uma marca e executavam o assalto quando as mesmas estavam vazias, sem deixar danos.

Aos quatro detidos são imputados cerca de 20 assaltos a residências localizadas essencialmente no Norte (Porto, Braga e Guimarães) e no Algarve.

Durante o dia de sexta-feira, a PSP desenvolveu operações policiais que contemplaram a realização de três buscas domiciliárias e duas não domiciliárias nas áreas da Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Albufeira, das quais resultaram as detenções e a apreensão de material diverso destinado ao arrombamento de portas de alta segurança, peças de ourivesaria e canhões de fechaduras, entre outros objetos.

A operação foi desenvolvida com o apoio do comando distrital da PSP de Faro e da GNR de Albufeira.

A investigação teve início em 2011, e os indivíduos, que apresentavam ligação a outras células de crime, foram entretanto sinalizados na Alemanha e na Suécia.

Os detidos estão hoje a ser ouvidos no Tribunal de Instrução Criminal do Porto.

Também na sexta-feira, a PSP do Porto realizou mais uma operação policial de prevenção e combate à criminalidade, de fiscalização rodoviária e de fiscalização de estabelecimentos de diversão noturna.

Da operação resultaram 29 detenções, 67 identificações e sete autos de ocorrência.

LIL // PNG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Metro Mondego já custou pelo menos 327 milhões em 30 anos de história

O Metro Mondego, projeto que conta com 30 anos de avanços e recuos, custou, até ao momento, pelo menos 327 milhões de euros, entre estudos, gastos administrativos e empreitadas, de acordo com documentos consultados pela agência Lusa.

Colisão em Barcelos faz dois feridos graves

Um acidente entre duas viaturas na freguesia de Mariz, em Barcelos, fez dois feridos graves confirmou fonte do Comando Sub-Regional Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área do Cávado ao Porto Canal.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.