Enfermeiros protestam junto da ARS Norte por descongelamento de carreiras e aumento dos salários

| Norte
Porto Canal

Dezenas de enfermeiros protestaram, na manhã desta quarta-feira, junto da ARS Norte e lutam pelo descongelamento de carreiras e aumento dos salários.

Atualizado 30-01-2020 12:25

De acordo com Fátima Monteiro, do sindicato dos enfermeiros, "há muitos problemas nos cuidados de saúde primários da ARS Norte, mas o que mais descontentamento gera é o não descongelamento das progressões".

A falta de respostas por parte da ARS Norte é um dos motivos que está na base desta manifestação. Fátima Monteiro indica ainda que "na ARS Norte o atraso é brutal e isto mostra a displiscência com que o conselho administrativo da ARS tem tratado este problema."

Os enfermeiros lutam ainda por aumentos salariais uma vez que, na opinião do sindicato dos enfermeiros, representado por Fátima Monteiro, "outra questão centra-se na contagem de pontos. A ARS Norte teima em não considerar o tempo de trabalho anterior à passagem de alguns enfermeiros para os 1201 euros.

Os enfermeiros que passam para a primeira posição remuneratória não há nenhum aumento salarial pois não há alteração da função remuneratória, é um ajustamento salarial, ou seja, é um valor que qualquer enfermeiro aufere quando entra para a profissão".

Fátima Monteiro, do sindicato dos enfermeiros, relembra ainda que "um enfermeiro que hoje entre para a profissão fica a ganhar exatamente o mesmo que um enfermeiro que trabalha há 15, 20 anos".

Os enfermeiros esperam com estes protestos verem as suas reivindicações resolvidas e a "ausência de respostas" aos problemas apresentados por parte da ARS Norte.

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Tribunal de Guimarães condena ex-autarca de Vizela Dinis Costa

O Tribunal de Guimarães condenou esta segunda-feira o ex-presidente da Câmara de Vizela Dinis Costa à pena suspensa de quatro anos e cinco meses por usar o cartão de crédito do município em proveito próprio, em refeições e alojamentos.

Despiste de carro em Ponte de Lima deixa vítima encarcerada

Uma vítima sofreu ferimentos e encontra-se encarcerada, na sequência de um despiste seguido de capotamento, que ocorreu ao início da tarde desta segunda-feira na fregusian de Friastelas, em Ponte de Lima, confirmou apurou o Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho.