Hot Clube de Portugal celebra 66 anos com disco gravado por "veteranos" do jazz

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 19 mar (Lusa) - O mais antigo clube de jazz português, o Hot Clube de Portugal (HCP), celebra hoje 66 anos, com o lançamento de um álbum interpretado por nomes históricos portugueses, cumprindo-se o desejo antigo de inaugurar uma editora própria.

"Just in Time" é apresentado hoje no HCP, em Lisboa, com um concerto protagonizado pelos músicos que o gravaram: Manuel Jorge Veloso (baterista), Bernardo Moreira (contrabaixista) - ambos fundadores do Quarteto do Hot nos anos 1960 - e António José Barros Veloso (pianista). Interpretam "standards" do jazz, acompanhados da cantora Paula Oliveira.

"É um disco muito especial porque conta com músicos do antigo Quarteto do Hot Clube e tem uma sonoridade que remete para os anos 1950. Queríamos um disco que marcasse", afirmou à agência Lusa Inês Homem Cunha, presidente da direção do clube.

Para assinalar os 66 anos, a direção do HCP concretiza assim uma ideia antiga de ter uma etiqueta discográfica - @HotClube - para registar atuações no espaço.

O Hot Clube de Portugal foi fundado por Luiz Villas-Boas a 19 de março de 1948 e, durante décadas, funcionou numa pequena cave na Praça da Alegria, que acabou destruída num incêndio, em 2009.

Atualmente, o clube de jazz funciona duas portas abaixo e continua a acolher diferentes gerações de músicos portugueses e estrangeiros, em concertos, "jam-sessions" e apresentações discográficas.

No dia 25, irá ainda homenagear Luiz Villas-Boas - que faria 90 anos a 26 de março - com a atuação da Orquestra de Jazz do Hot Clube e de alunos da escola de jazz.

SS // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.