Estudantes ocuparam parlamento de Taiwan em protesto contra pacto com a China

| Mundo
Porto Canal / Agências

Taipé, 19 mar (Lusa) - Cerca de 200 estudantes ocuparam e paralisaram hoje o Parlamento de Taiwan num protesto contra a tentativa de o partido Kuomintang, no poder, utilizar a sua maioria absoluta para aprovar um pacto de comércio e serviços com a China.

Os estudantes pedem ao Presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou, que se desculpe pela ineficácia e erros das suas políticas, e também que se debata no Parlamento, artigo a artigo, o pacto com a China.

"É um momento crucial para a democracia taiwanesa", disse um dos estudantes à agência Efe, via telefone.

É a primeira vez na história que um grupo invade e ocupa o Parlamento taiwanês.

A oposição taiwanesa considera que o pacto de serviços com a China é desfavorável para Taiwan, e que o mesmo foi negociado com pouca transparência e sem suficiente consulta com o Parlamento e grupos afetados.

As disputas verbais, e físicas, dentro do Parlamento de Taiwan em relação ao acordo começaram na semana passada no comité encarregado da revisão prévia dos temas a serem enviados para as sessões plenárias.

FV // JCS.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Morreu o presidente do Irão após helicóptero onde seguia se ter despenhado

Vários meios de comunicação estatais iranianos anunciaram esta segunda-feira a morte do Presidente Ebrahim Raïssi e do ministro dos Negócios Estrangeiros, Hossein Amir-Abdollahian, numa queda de um helicóptero no noroeste do Irão.

Helicóptero com Presidente iraniano a bordo despenha-se no norte do país

Um helicóptero que transportava o Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, esteve este domingo envolvido num acidente no norte do país, segundo a imprensa local, que refere que o aparelho se terá despenhado.

Abusos sexuais na Igreja fazem parte da agenda na visita de bispos ao Vaticano esta segunda-feira

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) confirmou que o tema dos abusos sexuais na Igreja Católica em Portugal vai estar em foco na visita que os bispos portugueses iniciaram esta segunda-feira ao Vaticano.