Felgueiras e Infraestruturas de Portugal decidiram traçado para nova variante

Felgueiras e Infraestruturas de Portugal decidiram traçado para nova variante
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara de Felgueiras e a Infraestruturas de Portugal (IP) concluíram a escolha do traçado da ligação à Zona Industrial de Cabeça de Porca, o que permitirá concluir o projeto ainda este trimestre, disse o presidente da autarquia.

Nuno Fonseca explicou hoje à Lusa que numa reunião realizada em Lisboa foram tomadas as decisões, tendo em conta as duas opções de traçado que estavam em cima da mesa, que apresentavam pequenas variações entre si.

Havia, observou, que tomar decisões no traçado inicial, a partir da rotunda de acesso à A42, junto à "Casa do Diabo", no nó de Friande e no troço final, junto à zona industrial.

"Procurámos tomar as decisões que nos pareceram mais vantajosas tendo em conta vários fatores", sinalizou, sem entrar em pormenores.

O mais importante nesta fase, prosseguiu, é dizer às pessoas que o processo está "em bom andamento" e que, muito brevemente, o projeto estará concluído e pronto para a fase seguinte.

A futura variante que aproximará a zona industrial de Cabeça de Porca da A42, em Felgueiras, vai aliviar a rede viária atual, por onde passam 30 mil veículos por dia, segundo dados da Infraestruturas de Portugal.

Questionado sobre as fases seguintes do processo até a variante ser uma realidade, o autarca lembrou que não se sabe ainda se haverá necessidade de se fazer um estudo de impacte ambiental (EIA).

Se for possível evitar o EIA, anotou, o concurso para a empreitada avançará até ao final do ano e a obra deverá arrancar no verão de 2021. Pelo meio, haverá necessidade de se proceder à expropriação dos terrenos.

Caso haja necessidade de se proceder à avaliação ambiental, admitiu o presidente da câmara, o processo atrasará alguns meses.

A variante deverá ter uma extensão de 6,5 quilómetros, uma faixa de rodagem em cada sentido, com 3,5 metros de largura, acrescidas de faixa de veículos lentos nos pontos com maior declive. A obra incluirá duas rotundas e um nó de ligação à rede viária.

O custo estimado da infraestrutura, incluindo aquisição de terrenos, é de oito milhões de euros.

O modelo escolhido para o financiamento decorre de um protocolo celebrado entre a câmara e a administração central, segundo o qual a autarquia assume os encargos com a aquisição dos terrenos, cabendo à tutela 85% dos custos com a empreitada. Os 15% restantes serão da responsabilidade do município.

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