Tribunal da Galiza repete julgamento de português acusado de tentar assassinar a mulher

Tribunal da Galiza repete julgamento de português acusado de tentar assassinar a mulher
| Norte
Porto Canal com Lusa

Um tribunal de Pontevedra, na Galiza, vai repetir esta terça e quinta-feira o julgamento do empresário português acusado de tentar assassinar a sua mulher num quarto de hotel, em Vigo, em maio de 2016.

O Ministério Público da Galiza volta a pedir 12 anos de prisão para Carlos Pinto, depois de, em outubro passado, o Tribunal Superior de Justiça desta comunidade autónoma espanhola, que faz fronteira com o norte de Portugal, ter aceitado um recurso da defesa que questionava a "imparcialidade objetiva das magistradas" responsáveis pela primeira sentença.

Segundo a acusação, Carlos Inácio Pinto, em 02 de maio de 2016, num quarto do Hotel NH Palacio, em Vigo, aproveitou o facto de a sua esposa estar a tomar banho para lhe dar "um forte golpe" com um "maço de calceteiro" (martelo), numa altura em que ela estava curvada e a espalhar creme no corpo depois de ter tomado banho.

Segundo o procurador, o condenado golpeou, em seguida, a vítima "reiteradamente" na parte de trás da cabeça, e quando esta caiu no chão da casa de banho "persistiu na sua intenção de acabar com a sua vida", tendo-se agarrado "com força" ao seu pescoço "com as duas mãos" e batido a sua cabeça "contra o chão".

O Ministério Público pede 12 anos de prisão e "inabilitação absoluta" durante esse período, assim como a proibição do acusado se aproximar a uma distância mínima de 500 metros da mulher.

Na sentença lida em maio passado, que foi anulada, o tribunal de Pontevedra tinha condenado o português a 11 anos e quatro meses de prisão, a proibição de se aproximar ou comunicar com a vítima durante 18 anos e o pagamento de uma indemnização de 16.000 euros.

Carlos Pinto aguarda na prisão a repetição do julgamento.

+ notícias: Norte

Nesta escola de Gaia luta-se por um recreio com menos telemóveis

A Escola Básica Dr. Costa Matos, em Gaia, está a transformar o recreio num tabuleiro à escala real, com o objetivo de, através da pintura de jogos tracionais no pavimento, promover atividades coletivas e reduzir o uso do telemóvel.

Mulher atropelada na berma da estrada em Penafiel

Uma mulher com cerca de 50 anos sofreu ferimentos graves, após ter sido atropelada por um veículo ligeiro, enquanto seguia na berma do passeio na Avenida de Recezinhos, na freguesia de São Martinho, em Penafiel, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Voluntários daquele concelho do Tâmega e Sousa.

Gaia como nunca a viu. Viaduto oferece nova vista para a cidade

Os ensaios no troço de extensão da Linha Amarela do metro, entre Santo Ovídio e Vila D’este, em Gaia, prosseguem a bom ritmo para que a operação arranque em junho.