Câmara de Valongo denuncia despejo ilegal de detritos na Serra de Santa Justa

Câmara de Valongo denuncia despejo ilegal de detritos na Serra de Santa Justa
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara de Valongo denunciou, esta quarta-feira, o despejo ilegal de resíduos no Fojo das Pombas, na Serra de Santa Justa, naquele concelho, nomeadamente óleos e pneus, o que indicia provirem da reparação de automóveis.

Em comunicado, a autarquia do distrito do Porto disse ter encaminhado a situação denunciada por um munícipe para a Brigada de Proteção Ambiental da PSP (BriPA), que registou a ocorrência.

O município começou, entretanto, "a retirada dos resíduos" e a fazer a "descontaminação do local", alertando a população para "o eventual risco de contaminação das águas que abastecem o lavadouro e fontanário do lugar da Ilha, decorrentes do óleo derramado".

O Fojo das Pombas, esclarece o município, "é uma antiga mina de exploração de ouro e integra o maior complexo subterrâneo aurífero romano, albergando espécies de conservação prioritária como o feto 'trichomanes speciosum' e algumas espécies de morcegos".

A autarquia apela à população para que perante situações similares as denunciem, contactando a BriPA, o Serviço de Proteção à Natureza, da GNR, ou a Divisão de Ambiente da Câmara Valongo.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.