OE2020: Comissão Política do BE reunida hoje à noite para decidir voto na generalidade

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 08 jan 2020 (Lusa) -- A Comissão Política do BE está hoje à noite reunida para decidir o sentido de voto na generalidade do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) depois de uma encontro entre os bloquistas e o primeiro-ministro de quase cinco horas.

Fonte do BE confirmou à agência Lusa esta reunião do órgão que assegura a direção quotidiana do partido, que decorre na véspera do início do debate na generalidade do OE2020.

Hoje à tarde, durante quase cinco horas, uma comitiva liderada pela coordenadora do BE, Catarina Martins, esteve reunida com o chefe do executivo, António Costa, na residência oficial do primeiro-ministro, em Lisboa, para prosseguir as negociações orçamentais.

No sábado, no final da Mesa Nacional do BE, Catarina Martins anunciou que aquele órgão máximo entre convenções decidiu não haver condições para o partido votar favoravelmente o OE2020 na generalidade, prosseguindo as negociações para ver se haveria caminho para a abstenção.

A líder bloquista adiantou que a Mesa Nacional registou que estavam em curso ainda negociações entre o BE e o Governo, e por isso "achou por bem não interromper esse processo negocial", tendo a Comissão Política sido mandatada "para prosseguir o processo negocial" que iria permitir ao longo desta semana verificar se havia algum caminho possível para matérias orçamentais fundamentais que o BE propõe.

Assim, a reunião da Comissão Política de hoje serve precisamente para decidir o sentido de voto do BE na generalidade.

Hoje mesmo, o PCP já anunciou que se iria abster, tal como o PAN. No entanto, ainda não estão assegurados os votos suficientes para garantir a viabilização do OE2020 na generalidade, faltando pelo menos a abstenção ou um voto favorável de mais um deputado para que o PS veja o seu orçamento seguir para a especialidade.

PSD, CDS-PP, Chega e Iniciativa Liberal anunciaram já o voto contra à proposta orçamental.

JF // SR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Mortágua acusa Governo de ter no programa medidas que não são para cumprir

A coordenadora do BE considerou este sábado que o Governo inscreveu no seu programa medidas que não tenciona cumprir, como a descida do IRS, e acusou PSD e CDS-PP de terem “cadastro” no que toca às respostas para os idosos.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".