Lar de idosos de Bragança distinguido por boas práticas sociais

| Norte
Porto Canal / Agências

Bragança, 14 mar (Lusa) -- Uma empresa de Bragança que acolhe idosos foi hoje distinguida por boas práticas sociais com um prémio de um organismo diocesano que pretende incentivar os empresários da região a olharem para além dos lucros.

A Casa Maior proprietária de duas residências geriátricas com 37 utentes e 25 funcionários foi a distinguida com o primeiro prémio, um troféu e um diploma, que a Comissão Diocesana Justiça e Paz da Diocese de Bragança-Miranda decidiu instituir e vai atribuir anualmente.

O prémio foi entregue nas II Conferências do Paço, que decorreram hoje na sede da Associação Empresarial de Bragança (Nerba) dedicadas ao tema "As boas práticas sociais nas empresas do Distrito de Bragança.

A diretora técnica da empresa, Cristiana do Nascimento, explicou que "muito mais do que recompensas monetárias aos colaboradores", a aposta é noutro tipo de práticas como permitir que levem os filhos para o trabalho, ou continuar a pagar o subsídio de alimentação mesmo àqueles que fazem as refeições na instituição.

As preocupações sociais estendem-se também aos utentes, focadas numa relação de proximidade que permite aos familiares poderem visitar os idosos quando têm disponibilidade, sem imposição de horários.

Podem ainda fazer as refeições em conjunto com os idosos familiares.

O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Silva Peneda, foi o principal orador destas conferências e salientou que a época de crise que o país atravessa dificulta a responsabilidade social nas empresas.

"Quando se está a lutar pela sobrevivência dificilmente se tem outro tipo de preocupações, mas mesmo em situações de crise encontramos empresas que têm preocupações que estão para além do seu objetivo imediato que é a obtenção do lucro e a componente comercial", afirmou.

O presidente da Comissão Diocesana Justiça e Paz (CDJP), Francisco Cepeda, salientou que é propósito deste organismo "fazer tudo para que os cidadãos que vivem no território da diocese vivam com um mínimo de dignidade a que têm direito".

A comissão pretende alargar para duas vezes ao ano, na primavera e no outono, esta iniciativa e tem já uma lista de temas para discussão, nomeadamente o aproveitamento dos equipamentos culturais existentes na região e o papel das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

HFI // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Jovem detido por incendiar escola em Vila Real

Um jovem de 19 anos foi detido, esta terça- feira, pela Polícia judiciária(PJ) por suspeitas da prática de um crime de incêndio na Escola Básica 23 Diogo Cão, em Vila Real.

Câmara de Braga e condomínio julgados pela morte de três estudantes em 2014

O julgamento de uma ação de indemnização relacionada com a morte de três alunos da Universidade do Minho esmagados por um muro em 2014 arrancou hoje, sendo os réus a Câmara de Braga e uma empresa de condomínios.

Ponte móvel de Leixões vai encerrar durante mais de um ano para obras de modernização

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo publicou em Diário da República, esta quinta-feira, um concurso público para a modernização da Ponte móvel de Leixões. O prazo de execução é de 425 dias, o correspondente a 14 meses.