Gondomar estima estragos de dois milhões de euros nas últimas 48 horas devido ao mau tempo

Gondomar estima estragos de dois milhões de euros nas últimas 48 horas devido ao mau tempo
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara de Gondomar estima que o mau tempo causou nas últimas 48 horas prejuízos de dois milhões de euros e pondera pedir ajuda ao Governo por considerar o valor "incomportável", disse hoje o autarca local.

"Temos muitas ocorrências relativas aos rios e nível das águas, bem como de muros caídos, derrocadas e inundações que não fizeram vítimas, mas os danos que calculamos só de via pública -- sem contabilizar equipamentos como escolas ou espaços privados -- são da ordem dos dois milhões de euros. Isto só nas últimas 48 horas. Estamos a ponderar pedir ajuda ao Governo porque é um valor incomportável para a Câmara", disse o socialista Marco Martins.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Gondomar, distrito do Porto, indicou que as margens dos rios Ferreira e Sousa transbordaram, causando inundações nas zonas do Covelo, Foz do Sousa e São Pedro da Cova.

Quanto aos rios Tinto e Torto não transbordaram "para já", como disse Marco Martins cerca das 15:30, mas "o nível das águas já causava preocupação" nas zonas de Fânzeres e Baguim do Monte.

Quanto ao caudal do rio Douro, este no concelho de Gondomar fez com que o passadiço de Gramido esteja submerso.

"Já há peças do passadiço a flutuar", disse o presidente da Câmara de Gondomar, acrescentando que em todo o concelho estão cortadas "cerca de 12 e 14 estradas municipais".

A passagem da depressão Elsa, em deslocação de norte para sul, provocou em Portugal dois mortos, um desaparecido e deixou perto de 80 pessoas desalojadas, registando-se entre quarta-feira e as 12:00 de hoje cerca de 7.000 ocorrências, na sua maioria inundações e quedas de árvore.

Num balanço feito ao início da tarde, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) referiu que os distritos mais afetados são Porto, Viseu, Aveiro, Coimbra, Braga e Lisboa.

Segundo a Proteção Civil, até às 20:00 deverá verificar-se um agravamento do estado do tempo, sendo depois expectável que a situação comece a estabilizar.

O mau tempo provocou também danos na rede elétrica, afetando a distribuição de energia a milhares de pessoas, em especial na região Centro.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tem hoje sob aviso laranja (o segundo mais grave) 12 distritos de Portugal continental e a costa norte da Madeira devido sobretudo à agitação marítima. Leiria, Santarém e Portalegre estão sob aviso laranja também devido às previsões de precipitação forte durante a tarde.

O IPMA alertou para os efeitos de uma nova depressão, denominada Fabien, que atingirá Portugal no sábado, em especial o Norte e o Centro, estando previstos intensos períodos de chuva e vento forte de sudoeste, com rajadas que podem atingir 90 km/hora no litoral norte e centro e 120 km/hora nas terras altas.

Segundo o IPMA, os efeitos da depressão Fabien não deverão ter em Portugal continental a mesma intensidade do que os da tempestade Elsa, prevendo-se uma melhoria gradual do estado do tempo a partir de domingo.

+ notícias: Norte

Jovem detido por incendiar escola em Vila Real

Um jovem de 19 anos foi detido, esta terça- feira, pela Polícia judiciária(PJ) por suspeitas da prática de um crime de incêndio na Escola Básica 23 Diogo Cão, em Vila Real.

Câmara de Braga e condomínio julgados pela morte de três estudantes em 2014

O julgamento de uma ação de indemnização relacionada com a morte de três alunos da Universidade do Minho esmagados por um muro em 2014 arrancou hoje, sendo os réus a Câmara de Braga e uma empresa de condomínios.

Ponte móvel de Leixões vai encerrar durante mais de um ano para obras de modernização

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo publicou em Diário da República, esta quinta-feira, um concurso público para a modernização da Ponte móvel de Leixões. O prazo de execução é de 425 dias, o correspondente a 14 meses.