Misericórdia oferece à Universidade do Porto exemplar da Constituição em braille

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 14 mar (Lusa) -- A Santa Casa da Misericórdia do Porto entregou hoje à Universidade do Porto o primeiro exemplar da "primeira edição" da Constituição da República Portuguesa em braille, numa cerimónia integrada nos 515 anos de existência da Misericórdia portuense.

"Foi um trabalho que demorou dois a três meses a ser concluído, porque foi preciso traduzir para braille o texto constitucional e realizar todo o trabalho de produção inerente (...). Não é um livro simples, são onze livros desenvolvidos com os vários artigos da Constituição da Republica", explicou o provedor António Tavares.

Segundo este responsável, foram ainda elaborados mais dois exemplares, "provavelmente exemplares únicos", que posteriormente serão entregues na Assembleia da República e na Presidência da República.

"A imprensa braille na Santa Casa da Misericórdia do Porto tem 50 anos, foi a primeira a surgir no país", salientou António Tavares, referindo que o Centro Professor Albuquerque e Castro tem como objetivo produzir livros, publicações e outros materiais em Braille, para tornar acessível a informação, cultura e literacia aos invisuais.

O reitor José Marques dos Santos congratulou-se com o facto de a Universidade do Porto ser "a primeira universidade portuguesa a dispor de uma Constituição em braille. Também aqui somos um exemplo e uma referência para o país".

"Preocupam-nos muito os cidadãos com necessidades educativas especiais, temos um gabinete específico para apoiar todos os estudantes nessas circunstâncias, sejam invisuais ou portadores de deficiências auditivas, motoras e outras. Procuramos criar condições para que eles possam ultrapassar essas dificuldades", disse.

Marques dos Santos acrescentou que a cooperação com a Misericórdia do Porto tem vindo a ser "aprofundada", referindo que "têm sido realizadas reuniões para se elaborarem projetos conjuntos em várias áreas".

"Estamos a definir áreas concretas de colaboração, desde o património, história, áreas sociais, voluntariado e de investigação. Há de facto muitas áreas onde é possível realizar cooperação ativa e mutuamente benéfica para as duas instituições", afirmou.

PM // JAP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Jovem em estado grave após despiste junto à Praia da Barra, em Ílhavo

Um jovem ficou em estado grave depois do despiste de um automóvel em Ílhavo, no nó de saída da A25, junto à praia da Barra.

Troca o Porto por Caminha para coworking com vista para o mar de Moledo

Trabalham 'online' em Moledo, uma aldeia minhota junto à praia onde continuam "abertos ao mundo", no 'coworking' idealizado por Lara Fernandes para partilhar "dificuldades e soluções", até para momentos de bloqueio - às vezes basta "ir ver o mar".

Porto e mais três distritos do Norte sob aviso amarelo devido a chuva

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou este sábado sob aviso amarelo os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga, devido à previsão de chuva.