Governo quer reforçar programas olímpicos e combate à violência no desporto

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Redação, 11 dez 2019 (Lusa) -- O Governo português pretende aperfeiçoar os programas de preparação olímpica e paralímpica e reforçar o combate ao racismo e violência no desporto, assim como à dopagem e à manipulação de resultados, segundo as Grandes Opções do Plano (GOP).

Numa versão do GOP enviada ao Conselho Económico e Social, e a que a agência Lusa teve acesso, o Governo diz querer continuar "a afirmar Portugal no contexto desportivo internacional, através do aperfeiçoamento dos Programas de Preparação Olímpica e Paralímpica, do reforço dos Centros de Alto Rendimento e do incentivo a programas de seleção desportiva, que identifiquem e garantam a retenção de talentos, assim como o incremento das ferramentas de ensino à distância".

O executivo de António Costa pretende ainda investir na cooperação entre autoridades, agentes desportivos e cidadãos, "com vista a erradicar comportamentos e atitudes violentas, de racismo, de xenofobia e de intolerância em todos os contextos de prática desportiva", propondo-se também a reforçar o combate à dopagem, à manipulação de resultados "ou qualquer outra forma de perverter a verdade desportiva".

"O Governo lançará ainda uma estratégia integrada de atração de organizações desportivas internacionais para a realização, em Portugal, de eventos de pequena e média dimensão (estágios, torneios, conferências, etc.) e de promoção de Portugal enquanto destino de Turismo Desportivo, capitalizando as condições privilegiadas do país", pode ler-se no capítulo dedicado à Educação, inscrito num mais genérico denominado "Menos desigualdades e um território mais coeso".

AMG // VR

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto B: Domingo cinzento na Choupana. Crónica de jogo

A equipa B do FC Porto desperdiçou uma oportunidade de entrar no top-5 da Liga Portugal 2 e regressou da Choupana sem pontos após sofrer um desaire contra o Nacional, na Madeira, por 4-0. Depois de uma vitória em casa do terceiro classificado AVS (2-0) e de um empate caseiro frente ao comandante Santa Clara (2-2), os “bês” portistas tropeçaram no reduto do vice-líder e mantêm-se no sétimo lugar com os mesmos 44 pontos - menos dois do que o Tondela, que é quinto.

Pela primeira vez na história, SC Coimbrões leva a Taça AF Porto para Gaia

O Sporting Clube Coimbrões venceu, esta tarde, o Aliança de Gandra por 4-2 na final da temporada de 2023/2024 da Taça AF Porto de futebol, que decorreu no Estádio Municipal Jorge Sampaio, na freguesia de Pedroso, em Vila Nova de Gaia.

FC Porto (Basquetebol): Ineficácia custou um título. Crónica de jogo

A equipa de basquetebol do FC Porto sofreu um desaire frente ao Benfica, por 66-72, e não conseguiu juntar a Taça Hugo dos Santos à Taça de Portugal conquistada em março diante do mesmo adversário. Ao terceiro jogo em três dias no Multiusos de Gondomar, depois das vitórias frente à Ovarense e à Oliveirense, os portistas acusaram algum desgaste e foram incapazes de travar a série de vitórias do rival que dura desde a final da prova rainha.