"Não queremos movimentos zero nas Forças Armadas" - Oficiais

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 07 dez 2019 (Lusa) - O presidente da Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA), António Mota, condenou hoje o aparecimento de movimentos de reivindicação inorgânicos entre os militares e admitiu a criação de um sindicato do setor em breve.

"Não queremos, de forma nenhuma, contribuir para o aparecimento de movimentos zero nas Forças Armadas. Temos, ao nível dos oficiais, conseguido ser o órgão verdadeiramente representativo. Esperemos que isso não aconteça. Esses movimentos aparecem porque o poder político não dá resposta. As pessoas vão trabalhando, apresentando ideias e sugestões e as coisas não se resolvem. Depois, há os movimentos inorgânicos, que vão aparecendo e esses é que são perigosos", disse.

António Mota falava durante a apresentação dos resultados de um inquérito a mais de mil oficiais sobre as condições de trabalho e outros temas, num hotel lisboeta.

"Estamos abertos ao diálogo. É através dos mecanismos legais que queremos resolver os problemas. Vamos opor-nos fortemente ao aparecimento de alguns movimentos inorgânicos que sabemos que se estão a formar, inclusivamente, ao nível dos praças, que já têm uma página na Internet. Temos de os combater clara e definitivamente. O poder político não pode assobiar para o lado porque isto vai-lhes cair em cima", continuou.

O representante referia-se ao movimento Naval Zero (elementos da Armada), semelhante ao Movimento Zero, que congrega elementos da Polícia de Segurança Pública (PSP) e da Guarda Nacional Republicana (GNR).

A sondagem aos associados da AOFA, incluindo "60 generais, 721 majores, tenentes e coronéis e muitos oficiais subalternos e capitães", revelou uma maioria favorável (52,9%) à criação de um sindicato, mas são mais os inquiridos (70%) contra o direito à greve.

O inquérito a 1.105 oficiais - no ativo, na reserva e reforma - foi feito entre 21 de outubro e 30 de novembro.

Mais de metade dos inquiridos (52,9%) concorda "em absoluto" com a criação de um sindicato militar (23,6%) ou entende que pelo menos sejam "iniciados passos nesse sentido" (29,3%), enquanto 7% não se pronunciou.

"Não sendo para nós propriamente uma surpresa, é-o no entanto em termos da expressão dos oficiais. É um sinal muito forte e o mesmo se está a passar por toda a Europa. Nós seguiremos sempre o caminho que os oficiais nos indicarem. É um tema que vamos ter de debater aqui e nas próximas semanas, ao nível do conselho nacional, com base nos resultados que temos. É inequívoco o sinal que os oficiais deram, em todos os postos, incluindo os generais, no sentido de que teremos de caminhar inevitável e rapidamente para um sindicato", afirmou António Mota.

O dirigente da AOFA sublinhou que a associação sempre pautou a sua "atuação dentro dos limites legais", sem nunca pôr "em causa" o respeito pela lei.

"Fizemos mais de 80 reuniões em unidades militares. Fizemos o seminário da condição militar há 15 dias. Estamos a preparar tudo isto para produzir um documento - o caderno reivindicativo da AOFA para a legislatura -- que vamos apresentar em janeiro aos oficiais, mas também ao Presidente da República, primeiro-ministro, ministro da Defesa, grupos parlamentares e chefias militares", explicou.

O responsável destacou que do inquérito da AOFA resulta a constatação de que "a situação das Forças Armadas é para lá de dramática", ao nível de operacionalidade, condições de trabalho e condições de segurança.

"Na casa dos 80%, 90% dos oficiais dizem que as Forças Armadas estão partidarizadas, por via da forma como os chefes militares são nomeados. Não acusando os chefes, mas acusando o sistema que os elege", alertou ainda António Mota.

Segundo o inquérito da AOFA, uma esmagadora maioria dos inquiridos (88%) considera que há uma excessiva influência do poder político na instituição militar. Apenas 6,1% dos inquiridos considera que não há influência a mais e 5,4% não sabe ou não responde. A percentagem é ligeiramente mais elevada entre os oficiais no ativo (89,6%) que acham que há uma influência excessiva dos políticos na instituição.

HPG (NS) // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.