Município de Lamego condenado a pagar mais de 900 mil euros devido a contrato

| Norte
Porto Canal com Lusa

Lamego, Viseu, 06 dez 2019 (Lusa) -- O Supremo Tribunal Administrativo condenou o município de Lamego ao pagamento de mais de 900 mil euros, na sequência da celebração de um contrato relativo à empreitada de construção do Centro Multiúsos, anunciou a autarquia.

Em comunicado, a autarquia refere que se tratou de "um contrato de 'factoring', no âmbito da empreitada de construção do Centro Multiúsos de Lamego", celebrado com a sociedade Lamego Renova SA, em 2008.

Segundo o presidente da Câmara de Lamego, Ângelo Moura (PS), esta decisão "aprofunda ainda mais as dificuldades financeiras sentidas por esta autarquia e torna mais difícil a concretização de importantes investimentos no concelho" que já se encontravam calendarizados.

"É mais uma catástrofe e constitui um incontornável obstáculo para continuarmos o caminho que nos conduza a uma câmara de boas contas, responsável e de confiança", lamenta o autarca, que foi eleito em 2017, citado na nota.

Ângelo Moura sucedeu a Francisco Lopes, que tinha sido eleito pelo PSD/CDS-PP e esteve à frente dos destinos do concelho durante 12 anos.

Segundo o comunicado, em 01 de fevereiro de 2008, a sociedade Irmãos Cavaco, SA, que integrou o consórcio construtor do Centro Multiúsos, "celebrou um contrato de 'factoring', mediante o qual cedeu créditos sobre a empresa dona da obra (a sociedade Lamego Renova SA), no valor de 624.783,54 euros, proveniente da realização de uma empreitada que teve por objeto a construção daquele equipamento".

A Lamego Renova "não procedeu ao pagamento do crédito cedido, na data do seu vencimento, embora tal lhe tenha sido solicitado" e em várias comunicações enviadas ao município assumiu o "compromisso irrevogável" de efetuar a sua liquidação, "o que nunca veio a ocorrer", acrescenta.

Ângelo Moura considera que "a responsabilidade por tais decisões terá de ser apurada em sede judicial competente".

AMF // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.