Presidente da Câmara de Castelo Branco diz que coesão do interior passa pela regionalização

| Política
Porto Canal com Lusa

Castelo Branco, 29 nov 2019 (Lusa) - O presidente da Câmara de Castelo Branco afirmou hoje que foi sempre favorável ao processo de regionalização e adiantou que só através deste sistema se pode fortalecer a coesão do interior.

"A minha opinião, desde sempre, é que sou favorável à regionalização. Entendo que só através dela podemos fortalecer o caminho da coesão e o reforço do interior", afirmou à agência Lusa Luís Correia.

O autarca mostrou-se em sintonia com as recentes declarações do presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

Manuel Machado defende que é tempo de ultrapassar o tabu da regionalização e garantiu, numa entrevista à Lusa, que a criação das regiões políticas e administrativas é "a oportunidade para a modernização do Estado" português.

O líder da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) afirmou que a descentralização de competências está a ser um passo importante e um processo que "tem de ser continuado", mas que não chega e, que, "passados mais de 20 anos do referendo que não validou a regionalização, é tempo de ultrapassar o tabu" e de promover essa reforma no Estado.

A regionalização deve avançar "sem precipitações, com a força tranquila de quem se dedica à causa pública e se interessa por criar respostas, condições de resposta eficaz àquilo que é essencial para as comunidades".

Luís Correia também disse que o caminho {regionalização] deve ser feito, e, "como disse o presidente da ANMP, de uma forma descomplexada, tranquila e cuidada".

Luís Correia deixou ainda um alerta para que não haja a tentação de se cair em nenhum pensamento que se desvie dos caminhos e dos objetivos da regionalização, nomeadamente "gestos mais populistas".

CCC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.