Câmara de Loures aprova taxa de IMI de 0,374%

| País
Porto Canal com Lusa

Loures, Lisboa, 13 nov 2019 (Lusa) - A Câmara Municipal de Loures, no distrito de Lisboa, aprovou hoje, por maioria, uma proposta para fixar em 2020 o Imposto Municipal de Imóveis (IMI) para prédios urbanos em 0,374%, quando em 2019 tinha sido de 0,377.

A proposta, que ainda terá de ser apreciada e votada pela Assembleia Municipal de Loures, foi aprovada com os votos a favor da CDU, contra do PSD e a abstenção do PS.

A taxa de IMI para prédios urbanos pode variar entre os 0,3% e os 0,45%, cabendo aos municípios fixar o valor entre este intervalo.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares (CDU), destacou o facto de a autarquia propor uma redução deste imposto pelo sétimo ano consecutivo.

"Consagramos mais uma baixa e uma redução suave, que permite aliviar um pouco mais as famílias do concelho", sublinhou o autarca comunista.

Bernardino Soares destacou o facto de a este imposto estarem subjacentes apoios ao nível do "IMI Familiar", que prevê uma redução da taxa em 20 euros para famílias com um dependente, 40 euros para dois dependentes e 70 euros para três ou mais dependentes a cargo.

A proposta prevê, igualmente, uma redução de 20% da taxa de IMI, até ao limite máximo de 70 euros, para os bombeiros voluntários do concelho e de 20% para os proprietários que reabilitem os seus imóveis nas Áreas de Reabilitação Urbana.

Nesta reunião extraordinária foi também aprovado o lançamento de uma taxa de derrama de 1,5% sobre o lucro tributável das empresas que apresentem um volume de negócio superior a 150 mil euros, existindo uma isenção para as restantes.

Relativamente aos restantes impostos, a participação no Imposto sobre Rendimentos Singulares (IRS) será de 5% e a Taxa Municipal de Direitos de Passagem 0,25%.

FAC // MCL

Lusa/fim

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.