Obras da fase C do Hospital de Gaia custam 60ME e avançam em 2021

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Gaia, Porto, 29 out 2019 (Lusa) - A fase C de obra do Hospital de Vila Nova de Gaia custará cerca de 60 milhões de euros e "poderá estar no terreno" em 2021, disse hoje o presidente da câmara local, Eduardo Vítor Rodrigues.

"Temos de ter um hospital de referência e Gaia terá o hospital de referência a sul do rio Douro. Recentemente, ainda antes da tomada de posse do Governo, tive oportunidade de falar sobre isto com o senhor primeiro-ministro", disse Eduardo Vítor Rodrigues que falava aos jornalistas à margem da apresentação sobre o orçamento municipal para 2020.

Já nos documentos distribuídos, e que, esta tarde, serão discutidos em reunião camarária extraordinária, lê-se que a fase B da obra do Hospital de Gaia, equipamento que faz parte do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E), estará concluída em março de 2020.

Em causa uma obra que se traduz numa nova urgência e em novas enfermarias.

Quanto à fase C, nos documentos lê-se que está "atualmente com programa funcional e projetos das especialidades" e que a estimativa de custos é de cerca de 60 milhões de euros.

"Esta fase poderá estar no terreno em 2021", referiu Eduardo Vítor Rodrigues, enfatizando que o hospital é "a menina dos olhos" da sua gestão autárquica, razão pela qual se comprometeu com o Governo em comparticipar as obras da fase C, à semelhança e no mesmo valor do que fez na fase B, com três milhões de euros.

"Do ponto de vista das competências, a câmara não tem nada a ver com o hospital, mas, do ponto de vista das prioridades políticas, o hospital é a nossa menina dos olhos, a nossa prioridade. Nunca o escondi", disse Eduardo Vítor Rodrigues.

O autarca revelou ainda, na apresentação de um orçamento de 199,8 milhões de euros para 2020, que além de comparticipar a obra do hospital, a câmara se comprometeu com a ministra da Saúde, Marta Temido, a pagar "integralmente" o futuro Centro de Saúde dos Carvalhos.

O equipamento deverá custar 1,2 milhões de euros e o concurso é para lançar em 2020.

"O que dissemos à senhora ministra foi que queríamos que todo o orçamento de Estado estivesse focado no hospital, portanto se a câmara tiver de gastar com outros equipamentos, estamos disponíveis", explicou Eduardo Vítor Rodrigues.

Quanto ao Centro da Saúde de Madalena, o autarca prevê que seja inaugurado no final deste ano ou no início do próximo.

Estes são pontos do eixo "Cuidar" do orçamento e plano de atividades de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, para 2020.

Soma-se a intenção de promover a manutenção do polo de saúde da Afurada e projetos como a criação de uma plataforma de envolvimento em atividade sociais, voluntariado e parcerias ou a construção de dois centros de atividades ocupacionais.

PFT//LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.