Governo: Rita Marques assume Turismo e André de Aragão Azevedo a Transição Digital

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 out 2019 (Lusa) -- A presidente da sociedade capital de risco Portugal Capital Ventures, Rita Marques, vai assumir a pasta do Turismo, e André de Aragão Azevedo a nova secretaria do Ministério da Economia dedicada à Transição Digital.

Rita Marques substitui Ana Mendes Godinho, que subiu a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, como secretária de Estado do Turismo.

Outra novidade na equipa do ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, é a criação de uma nova secretaria de Estado para a Transição Digital que vai ser assumida por André de Aragão Azevedo.

Segundo a lista de 50 secretários de estado para o XXII Governo Constitucional apresentada hoje ao Presidente da República pelo primeiro-ministro indigitado, João Neves, que já era secretário de Estado da Economia, é promovido a adjunto de Siza Vieira.

A pasta do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor mantém-se com João Torres e deixa de existir a secretaria de Estado da Valorização do Interior, que era liderada por João Catarino.

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, apresentou hoje ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, uma equipa de 50 secretários de Estado para o XXII Governo Constitucional, entre eles 18 mulheres.

No total, incluindo o primeiro-ministro, o XXII Governo Constitucional terá 70 elementos, somando ministros e secretários de Estado, dos quais 26 mulheres e 44 homens. O peso das mulheres no conjunto do novo Governo será de 37,1%.

O executivo cessante de António Costa, o XXI Governo Constitucional, tem 17 ministros (passa agora para 19), 43 secretários de Estado, 17 dos quais mulheres. No total, entre primeiro-ministro, ministros e secretários de Estado, a atual equipa cessante tem 61 governantes.

Na sua primeira composição, que tomou posse em 26 de novembro, o executivo tinha 17 ministros e 41 secretários de Estado, num total de 59 governantes (contando com o chefe do Governo).

MPE (PMF) // JNM

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Marco Martins assume a Transportes Metropolitanos do Porto a 1 de fevereiro

Na próxima segunda-feira, será assinada a escritura de constituição da empresa Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), culminando um processo “que se arrasta há três anos”, reconheceu o presidente da AMP, Eduardo Vítor Rodrigues. A saída de Marco Martins da Câmara de Gondomar para presidir a nova empresa deixa de ser uma incógnita e vai acontecer ainda este mês.

Ministro rejeita "passar um atestado de corrupção" aos autarcas quanto à lei dos solos

O ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, rejeitou, este sábado, em Ovar, num evento com autarcas do PSD, "passar um atestado de corrupção aos autarcas de Portugal", referindo-se às recentes alterações à lei dos solos.

Pedro Nuno Santos acusa Governo de ser "profundamente incompetente"

O secretário-geral do PS acusou, este sábado, o Governo de ser “profundamente incompetente” e de não ter “uma visão e um desígnio para o país”, apontando como exemplo a forma como tem gerido o Serviço Nacional de Saúde.