Eleições: Imprensa espanhola destaca vitória do PS sem maioria absoluta

| Política
Porto Canal com Lusa

Madrid, 07 out 2019 (Lusa) - A imprensa escrita nacional espanhola destaca hoje em todas as suas primeiras páginas a vitória do PS nas eleições em Portugal, "sem maioria absoluta" e com a "necessidade de chegar a acordo", numa consulta com uma abstenção "recorde".

Para o El País, os socialistas "ganharam com clareza" umas eleições que foram "um referendo à gestão" de António Costa dos últimos anos.

O jornal de referência em Espanha sublinha que o PS fica "perto da maioria absoluta e pode governar com o apoio de apenas um dos seus aliados" da legislatura anterior, BE ou PCP.

O El Mundo titula na primeira página que "O socialista Costa vence em Portugal mas terá de chegar a acordos", depois de "não conseguir a maioria absoluta que desejava para se libertar dos seus aliados de extrema-esquerda".

O correspondente em Lisboa do diário escreve um segundo artigo para realçar "o triunfo de um animal político astuto e irascível", António Costa, que "conseguiu reduzir o défice e uma tímida recuperação da economia" com uma governação "pragmática", sem estar "limitado por um compromisso com as ideias de extrema-esquerda".

Por seu lado, o ABC destaca a "Abstenção record em Portugal, numas eleições que ganha Costa sem maioria absoluta", sublinhando a "apatia" dos quase 11 milhões de eleitores convocados.

O jornalista também considera que a "fragmentação não beneficiou em nada a direita, que não soube" aproveitar o facto de Rui Rio ter conseguido "superar" António Costa num debate televisivo.

O La Razón também sublinha que "Os socialistas revalidam a maioria depois de uma abstenção recorde", com António Costa a "roçar" a maioria absoluta e a poder governar a partir de agora com apenas um dos seus aliados de esquerda.

O diário catalão La Vanguardia sublinha que "Costa consolida-se em Portugal com uma vitória muito clara" em que o líder socialista se "perfila" como o próximo primeiro-ministro do país, depois do aumento de votos no seu partido e o "colapso" da direita.

Numa página interior, o jornal explica que os socialistas "superam" a soma de votos da direita e António Costa poderá agora governar "com o apoio do BE, mas sem os comunistas".

Nas eleições realizadas no domingo em Portugal, numa altura em que faltam apenas contar os votos dos círculos da Europa e de Fora da Europa, o PS registava 36,7% dos votos (106 deputados eleitos), o PSD 27,9% (77), o BE 9,7% (19), o PCP/PEV 6,5% (12), o CDS/PP 4,3% (5), o PAN 3,3% (4).

O Chega, Iniciativa Liberal e Livre garantiam um deputado, cada, na próxima legislatura, com, respetivamente, 1,3%, 1,3% e 1,1% dos votos.

FPB // SB

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.