Todos os passes Andante podem ser carregados no multibanco a partir de hoje

Todos os passes Andante podem ser carregados no multibanco a partir de hoje
| Norte
Porto Canal com Lusa

Todos os passes do sistema Andante, que abrange vários transportes da Área Metropolitana do Porto, podem a partir de hoje ser carregados na rede de caixas multibanco de todo o país, revelou a entidade gestora do sistema de bilhética.

De acordo com o TIP - Transportes Intermodais do Porto, os pagamentos por multibanco passam a ser possíveis em todas as modalidades da assinatura, incluindo as que contemplam descontos.

Ao mesmo tempo, voltou a ser possível carregar os passes normais (sem desconto) nas caixas multibanco, uma funcionalidade que estava "indisponível desde abril", devido à entrada em vigor dos novos tarifários, acrescentou fonte oficial do TIP, agrupamento de empresas constituído pela Metro do Porto, pela Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) e pela CP, gestor do Sistema Intermodal de Bilhética Andante.

"Desde abril que não era possível carregar no multibanco qualquer das assinaturas", reconheceu a mesma fonte.

Este tipo de pagamento passou, entretanto, a ser possível para "todos os tipos de assinaturas", incluindo os novos passes metropolitano e municipal criados ao abrigo do PART -- Programa de Apoio à Redução Tarifária.

Até agora, a funcionalidade de pagamento no multibanco só era possível para as assinaturas Andante "normais", ou seja, às quais não fossem aplicados quaisquer descontos.

Excluídos dos carregamentos por esta via estavam os passes para crianças, estudantes, reformados/pensionistas, ou para a terceira idade, explicou o TIP.

O volume de carregamentos de assinaturas Andante em caixas multibanco corresponde a 10% do total, esperando-se, com este alargamento, um crescimento do valor.

Esta modalidade de pagamento dispensa o recurso a máquinas de venda ou a balcões de atendimento das lojas Andante.

+ notícias: Norte

Colisão aparatosa entre quatro veículos faz nove feridos em Braga

Nove pessoas sofreram ferimentos considerados ligeiros, ao início da tarde deste domingo, numa aparatosa colisão rodoviária que envolveu quatro veículos ligeiros na Avenida Miguel Torga na freguesia de Nogueira, em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.