Magalhães/500anos: Ministra do Mar destaca oceanos no arranque das comemorações

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 set 2019 (Lusa) -- A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, destacou hoje o papel do mar e dos oceanos na história, cultura, ciência e economia do país, no arranque das comemorações oficiais do V centenário da viagem de circum-navegação.

"Hoje inspiramo-nos na investigação científica, na ciência ligada ao mar, na ciência ligada aos oceanos, inspiramo-nos muito nesses conhecimentos que adquirimos e que fazem de nós um povo de marinheiros", disse a ministra à imprensa no lançamento do programa nacional de comemoração dos 500 anos da viagem à volta do mundo empreendida por Fernão de Magalhães.

"Nós somos mar, somos oceano, e é isso que também homenageamos com estas comemorações do V centenário", acrescentou.

Ana Paula Vitorino e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, presidiram às cerimónias no Museu da Marinha, em Lisboa, marcadas pela assinatura, com o presidente da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO, Ariel Troisi, de um acordo de parceria em que declaram o compromisso comum para com os objetivos da Década da Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável, e o fórum "500 anos de circum-navegação - Uma viagem pelo legado de Magalhães".

Santos Silva destacou que as comemorações evocam "um grande feito", traduzido na primeira volta ao mundo, na descoberta da passagem entre o Atlântico Sul e o Pacifico, na navegação de toda a extensão do Pacífico e na própria nomeação daquele oceano.

"Um feito possível graças à cultura científica e técnica do melhor que havia [...]. É isso que queremos celebrar e o seu significado - o amor pelas descobertas, a utilização do conhecimento científico e técnico para resolver problemas, a comunicação entre países, a travessia dos mares e o aproveitamento da grande riqueza que são os oceanos", disse.

As comemorações vão estender-se por três anos, os mesmos que durou a expedição iniciada por Magalhães e concluída pelo navegador espanhol Sebastian Elcano, e, apesar de várias iniciativas já realizadas, o arranque oficial foi marcado para hoje, dia em que, há 500 anos, o navegador português partiu para a primeira viagem de circum-navegação.

O presidente da estrutura de missão que coordena as comemorações, José Marques, frisou que todas as iniciativas obedecem a uma lógica de "redes colaborativas", envolvendo "instituições públicas e privadas", "à escala nacional e internacional", com um propósito de "valorizar o conhecimento".

José Marques quis frisar que, embora até hoje as iniciativas realizadas tenham sido essencialmente de sensibilização, elas já "envolveram cerca 30 países, mais de 20 projetos pedagógicos e mais de 40 iniciativas culturais e científicas".

MDR // FPA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.