Inês Campos estreia em Gaia nova peça sobre "ser só um e querer ser tantos"

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Gaia, Porto, 16 set 2019 (Lusa) -- A peça "Coexistimos", criada por Inês Campos, estreia-se na sexta-feira no Armazém 22, em Vila Nova de Gaia, e é uma "colagem de metáforas sobre o desafio de ser só um e querer ser tantos", segundo a apresentação da obra.

O espetáculo divide-se em "11 quadros", para cruzar linguagens e situações em torno do conceito de existência e identidade, pode ler-se na apresentação. Será apresentado pelas 21:00 de sexta-feira, 19:00 de sábado e 17:00 de domingo.

Inês Campos assume a conceção e interpretação desta produção da Eira, assente em várias residências artísticas, do Teatro do Campo Alegre à Högskolan For Scen Och Musik, em Gotemburgo.

Ao longo de cerca de 40 minutos, a portuense, que se divide entre trabalhos como atriz, performer, criadora e música, apresenta "linguagens que procuram manter-se autónomas", entre os vários fragmentos em que se divide a peça, todas elas a "cortar amarras com o bloco precedente e nada antecipando" o que se segue.

"Coexistimos" atravessa ainda a "crença firme de que as artes são promíscuas e gostam da companhia umas das outras", razão pela qual esta peça cruza dança, teatro, cinema, manipulação de objetos e arquitetura, para criar "uma sucessão de ilusões".

Nascida em 1990, Inês Campos tem trabalhado, recentemente, com a companhia francesa Pli, de Flora Détraz, na criação "Muyte Maker", numa carreira internacional marcada também pela companhia finlandesa WHS, com "Cutting Edge", entre 2016 e 2018.

Integrou "Icosahedron", de Tânia Carvalho, ao longo de sete anos, e tem criado espetáculos como "Rêve géneral", "HALE -- estudo para um organismo artificial", com o coletivo This Takes Time, ou "Sapins", a par de Raphaël Decoster, em 2015.

Formada em dança e teatro, trabalha também como cantora e violoncelista nas bandas 2=3 e Sopa de Pedra, completando o cruzamento artístico com vários trabalhos na área do 'design' gráfico e artes visuais.

SIF // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.