Histórias criadas por crianças internadas no São João no Porto dá origem a livro

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 14 set 2019 (Lusa) -- Crianças internadas no Centro Hospitalar Universitário São João, no Porto, puseram em livro histórias de "magia, animação e fantasia" criadas por si, onde a única semelhança com a realidade é a doença.

O livro infantil "As Histórias do Joãzinho", que vai ser lançado a 21 de setembro, é um "livro de crianças e para crianças", contou à Lusa a organizadora da obra, Ana Pinto, dado os autores serem as crianças.

Durante meses, ao sábado, Ana Pinto reuniu com as crianças e, em grupo, iam delineando histórias que, agora, deram origem à obra, publicada pela Chiado Kids.

Com nomes fictícios, a única semelhança com as suas realidades é a doença, contou.

Ao folhear as páginas, o leitor encontrará histórias variadas envolvendo, principalmente, animais de estimação, magia, fantasia e animação como forma de despertar a imaginação, disse.

"Simbolizam [histórias] principalmente a magia da criatividade infantil e a importância de cultivar esta mesma. As histórias são uma pegada eterna das crianças e da união delas", ressalvou.

A obra termina com uma pergunta que incentiva a criança à reflexão e incute valores importantes como a amizade, verdade, bondade, perdão e tolerância, destacou.

No final há um espaço em branco reservado à criação de uma narrativa original pelas crianças que adquirirem a obra.

Ana Pinto contou que as ilustrações do livro foram feitas por uma amiga sua e que a conceção do livro só foi possível graças ao recurso a "crowdfunding" (financiamento coletivo), senão "nada saía do papel".

As verbas provenientes da venda do livro revertem para a unidade hospitalar para poder "melhorar" a vida das crianças, reforçou.

"As Histórias do Joãozinho" será lançado a 21 de setembro, pelas 16:00, no Hospital de São João.

SVF // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.