"Mística" é a principal razão para ir ao festival Vilar de Mouros

| Norte
Porto Canal com Lusa

A “mística” do festival Vilar de Mouros é, de acordo com o público entrevistado pela Lusa, o principal motivo para participar num dos eventos musicais mais antigos da Europa.

Atualizado 24-08-2019 11:47

Os festivaleiros destacaram ainda a renovação do evento, a reabilitação do espaço e os The Cult no primeiro de três dias de música, que inclui ainda concertos de Manic Street Preachers, Anna Calvi e Therapy?, além de The Wedding Present e os portugueses Tape Junk.

A poucas horas de a banda subir ao palco, José Rodrigues guardava sítio na fila da frente para receber os britânicos, deslocando-se do Porto pela primeira vez ao “festival icónico” e que conhece desde criança.

“Não desprezando os outros nomes, a Anna Calvi é um novo talento da música, os Manic Street Preachers são uma boa banda com música porreira. Mas venho por causa dos The Cult, por ser um festival icónico, num sítio idílico e maravilhoso. Provavelmente no próximo ano virei outra vez, desde que tragam bandas que valham a pena”, afirmou, em declarações à Lusa.

Victor Barberena e a companheira vêm de Vigo, na Galiza, Espanha, já “há muito anos”, enumerando The Cure, Peter Gabriel e PJ Harvey como alguns dos concertos já vistos na vila nortenha, e também eles vieram só hoje, para ver The Cult, Therapy? e The Wedding Present.

“Prefiro as bandas tradicionais. Mas o recinto está muito bem, o festival está muito bem feito. É um exemplo para todos os lados, prefiro este aos festivais em Espanha. Venho porque gosto muito. Antigamente vinha todos os anos, agora, se o cartaz estiver bom, venho sempre”, indicou.

Também Ana Paula Zanguineto é “veterana” em Vilar de Mouros e apresenta-se nos três dias para ver The Cult, Manic Street Preachers e The Offspring [na sexta-feira].

“Viemos de Sintra, a viagem compensa, sem dúvida. Não vejo a mística de Vilar de Mouros em outros festivais, é o espaço, as várias faixas etárias e música diferente. É Vilar de Mouros e está tudo dito. É o festival mais antigo de Portugal”, recordou.

Já Sónia Clara e Sandra Lima vieram apenas hoje e, enquanto a primeira destacou Manic Street Preachers, a segunda nomeou os The Cult como banda a ver e disse que “fazia sentido recuperar o festival do norte”, aquele que “deu início aos festivais no país”.

“É um rejuvenescimento, nunca tinha cá vindo, estou a gostar. Lembro-me de ouvir falar nas notícias deste festival e, daquilo que via, evoluiu bastante, tem excelentes condições, as pessoas são afáveis e recebem-nos muito bem”, destacou Sónia Clara, enquanto Sandra Lima concluiu: “Consideramos vir outra vez. Agora é que estamos a começar”.

Até sábado, a vila minhota vai ainda receber os concertos de The Offspring, Skunk Anansie, Gogol Bordello, Prophets of Rage ou os portugueses Linda Martini e Jarojupe.

+ notícias: Norte

Homem cai de varanda em Valongo e fica em estado grave

Um homem ficou em estado grave após cair de uma varanda em Valongo na noite deste sábado. Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto foram acionados para o local os Bombeiros Voluntários de Valongo e o INEM.

Última hora. Meteorito poderá ter caído na zona Norte

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto a cruzar os céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado. Uma ocorrência registada no site da Proteção Civil dá nota de uma "queda de meteorito" em Castro Daire.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.