Sindicato de Transportes do Norte afirma que adesão à greve é "satisfatória"

Sindicato de Transportes do Norte afirma que adesão à greve é "satisfatória"
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte (STRUN) classificou esta terça-feira como “satisfatória” a adesão à greve iniciada na segunda-feira por parte de trabalhadores em empresas que estão a “desrespeitar” algumas cláusulas legais.

“Estamos com uma adesão satisfatória. Em algumas empresas é de 60%. Noutras, em que os trabalhadores estão fora do país e entram de férias a partir do dia 15, é menor”, descreveu à Lusa o coordenador sindical José Manuel Silva, explicando que a contabilização da greve é “difícil” de fazer, pois apenas abrange funcionários de empresas onde determinadas “cláusulas” do acordo com as entidades patronais “estão a ser mal interpretadas”.

O responsável acrescentou que a paralisação é de nove dias, até às 24:00 de terça-feira, realizando-se por motivos distintos da greve convocada pelos sindicatos Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) e Independente de Motoristas de Mercadorias (SIMM).

“No nosso caso, concordamos com o acordo para o aumento a partir de janeiro e consideramos que, relativamente a 2021 e 2022, há tempo para negociar”, vincou o coordenador do STRUN.

O problema, disse, são “quatro cláusulas que não estão a ser bem entendidas e algumas que têm de ser retificadas”.

José Manuel Silva referiu que uma das dificuldades se prende com empresas que estão a incluir “nas 45 horas de descanso obrigatório” o descanso adicional previsto por cada domingo passado a trabalhar fora do país.

De acordo com o sindicalista, existem também complicações devido ao facto de a lei ter deixado de prever que, a partir dos 50 anos, os trabalhadores podiam deixar de fazer deslocações internacionais.

“Os funcionários podiam pedir para passar a fazer apenas serviço nacional e, atualmente, temos trabalhadores de 60 anos a fazer internacional, porque as empresas não aceitam os pedidos para o serviço nacional”, descreveu.

A isto, somam-se casos de empresas que “todos os dias colocam os trabalhadores a fazer horas extra”, quando, “num período de quatro meses, estão previstas oito horas extra no máximo”, acrescentou.

A greve do STRUN, que representa cerca de mil motoristas de mercadorias do Norte, começou às 00:00 de segunda-feira nos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.